A Kioxia (um nome que ainda poderá fazer confusão a alguns e que representa a nova marca da Toshiba Storage) lançou recentemente uma nova gama de produtos: os SSD portáteis, da família Exceria Plus. Estes modelos, que usam um módulo SSD M.2, estão envolvidos num elegante e resistente invólucro em alumínio, que os tornam à prova de choques, como quedas. Conseguiram mesmo superado os exigentes testes militares MIL-STD-810H, que consistem em 26 quedas controladas a uma altura de 122 cm sobre uma placa de aço aplicada numa superfície de betão.
Disponíveis em variantes de 500 GB, 1 TB e 2 TB, foi a versão intermédia que obtivemos para teste, tendo esta demonstrado um excelente desempenho, ao nível do melhor que já testámos: registámos 1035 MB/s de velocidade de leitura aleatória e 965 MB/s de velocidade de escrita, também ela aleatória no CrystalDiskMark.
Este resultado deve-se também à utilização de uma interface USB-C 3.2 Gen2, que garante até 10 Gbps de largura de banda, o que torna este SSD portátil da Kioxia perfeito para guardar ficheiros e uma solução interessante para as consolas de última geração. A ligação interna é, conforme dissemos, USB-C, mas a Kioxia fornece com este SSD dois tipos de cabo: um USB-C e outro USB-A, para garantir a compatibilidade com o maior número de dispositivos.
Para quem procura segurança no acesso aos dados, a Kioxia disponibiliza o software SSD Utility, que permite a aplicação de uma palavra-chave. Para aceder aos mesmos, o dispositivo onde o SSD for ligado terá de ter o SSD Utility instalado, caso contrário não será possível desbloquear o acesso. Infelizmente, a Kioxia não é explícita sobre que tipo de encriptação é utilizada por este sistema.
Distribuidor: Kioxia
Preço: €134,90
Ficha Técnica
Capacidade: 1 TB
Ligações: USB-C 3.2 Gen2 (fornecidos cabos USB e USB-C)
Dimensões: 105 x 45 x 14,7 mm
Peso: 76 gr