Doom na árvore de Natal? Sim. É possível!

Se tem electrónica e um ecrã, pode correr o Doom.

Há enfeites para a árvore de Natal de todos os tipos e feitios, mas um destes, nunca tínhamos visto. Um Youtuber, chamado Sprite_tm, publicou recentemente um vídeo em que mostra um ornamento de Natal, que tem a forma de um PC da IBM. O computador foi criado numa impressora 3D e depois pintado à mão. Até agora, nada de novo. Tirando o facto de este micro-micro-computador conseguir correr a versão clássica de Doom.

Para construir esta máquina, Sprite_tm usou um microcontrolador ESP32-C3 e uma versão de Doom para o Game Boy Advance, que foi modificada. O microcontrolador tem capacidades comunicação via Wi-Fi e Bluetooth, esta última permite a ligação de controlo para jogar no ecrã de 0,96 polegadas (cerca de 2,4 cm). O enfeite de Natal, tem ainda um altifalante para que se consiga ouvir o que se passa no jogo.

Para o chassis foi usado um modelo descarregado a partir do site Thingverse, que foi personalizado para acomodar a electrónica no seu interior. Após a impressão 3D, foi pintado à mão para acrescentar os pormenores.

No que toca ao software, Sprite_tm usou o GBADoom, mas teve de alterar a forma como o áudio era reproduzido e alterar o sistema de input para conseguir fazer funcionar os comandos Bluetooth.

Se quiser saber mais acerca de como este enfeite de Natal foi construído, veja este site. O código fonte do software pode ser descarregado a partir do GitHub.