Dakar Desert Rally

Prepare-se para atravessar o deserto de camião e mota.

Ainda sou do tempo em que o Dakar, a prova automobilística mais dura do mundo, era de Paris à capital do Senegal. Na altura, não havia GPS, toda a navegação era feita com roadbooks, mapas e bússolas – era muito comum os pilotos perderem-se durante as classificativas. Por isso, havia equipas especiais para os procurar e recuperar. Curiosamente, a última edição do rally a terminar em Dakar, começou em Lisboa.

Em 2009, fruto da instabilidade na região, a prova mudou-se, primeiro para a América do Sul, durante dez anos, mas desde 2020 realiza-se na Arábia Saudita.

Em 2018 a editora de jogos portuguesa Bigmoon Entertainment (que agora se chama Saber Porto) editou o Dakar 18, o primeiro jogo oficial do rally em quinze anos. Agora, está de regresso com Dakar Desert Rally.

Dificuldade ajustada
Graficamente, o jogo da Saber é um gosto de ver: consegue transmitir quase na perfeição a imensidão do deserto e a dificuldade de conduzir num ambiente mais adequado para ser atravessado de camelo, que de carro, mota ou camião. A qualidade gráfica é muito boa mas, por vezes, quando há mais actividade, o jogo “cai” abaixo dos 60 fps, e isso nota-se.

Para fazer de Dakar Desert Rally um título mais apelativo para quem se está a iniciar no género (ou para ser jogado ocasionalmente), a Saber incluiu novos modos e opções que permitem ajustar os parâmetros de dificuldade.

É difícil conduzir no deserto
Em Dakar, o jogador tem à disposição uma enorme quantidade de veículos, desde protótipos feitos especialmente para esta prova aos tradicionais camiões, embora não estejam todos disponíveis de início. Para obter mais veículos, temos de subir de nível participando em corridas: quantas mais corridas terminamos, mais pontos de experiência se ganham, pontos esses que devem ser usados para obter mais veículos e espaço na garagem para os colocar.

Uma das coisas que vai demorar mais tempo a dominar é a condução, em si. Percebo a tentativa de se emular as condições de correr no deserto com veículos potentes e leves, mas a jogabilidade requer bastante habituação, se estivermos a usar um mínimo de assistências à condução.


Editora: Saber Porto

Distribuidora: Saber Interactive

Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Windows

Preço: €39,99


Selo PCGuia Excelência