Silicon Motion revela novo controlador SSD PCIe 5.0

A Koxia apresentou a público os primeiros protótipos de SSD PCIe 5.0 com o novo controlador da Silicon Motion SM8366, que revelou uma velocidade de leitura sequencial de 13.6 GB/s.

À medida que as plataformas vão saindo, mais fabricantes estão a desenvolver e a finalizar os seus protótipos de módulos SSD e controladores compatíveis com a interface PCIe 5.0. Desta vez foi a Silicon Motion a revelar o seu novo controlador MonTitan SM8366, um controlador originalmente desenvolvido para soluções empresariais, que utiliza 16 canais de comunicação com memórias flash NAND de 2400 MT/s.

Isto permite que cada módulo SSD equipado com este controlador possa ter até 128 TB de armazenamento do tipo 3D TLC, 3D QLC ou XL-Flash, conforme o cliente desejar. O controlador utiliza memória própria do tipo DDR4-3200 e DDR5-4800 de duplo canal, e comunica com o sistema através de uma interface PCIe 5.0 x4, dupla interface X2 ou X1.

Segundo uma demonstração que esteve presente no fórum OCP (Open Compute Project), esta revelou uma velocidade de leitura sequencial de 13.6 GB/s, e uma velocidade de leitura aleatória de 3.4 milhões de IOPS. Estes resultados colocam-no ligeiramente abaixo do controlador Samsung PM1743 com os seus 13.8 GB/s, mas significativamente à frente do controlador Phison PS5026-E26, com os seus 12.4 GB/s.

Crédito: TweakTown.com

Para já, só a Kioxia é que validou este controlador da Silicon Motion, em diversos formatos, todos eles relacionados com o já referido segmento empresarial. Não se sabe, até ao momento, quando estarão finalizados estes protótipos, e data de início da sua comercialização.