Devolo WiFi 6 Repeater 5400

A Devolo, a empresa alemã especializada em dispositivos de rede powerline, decidiu entrar no mercado dos repetidores Wi-FI com dois produtos. Aqui está a análise a um deles, o WiFi 6 Repeater 5400.

devolo_WiFi_6_Repeater_5400

A Devolo é uma empresa que já tem 20 anos de história e que foi pioneira no desenho e comercialização de dispositivos de rede, principalmente de tecnologia powerline, fiáveis e rápidos.

Pessoalmente, os dispositivos powerline são os que mais gosto para ampliar uma rede sem necessidade de passar cabos. No caso da ampliação de redes Wi-Fi, não sou grande admirador dos repetidores, porque prometem muito e, na maioria das vezes não se consegue obter os resultados porque são complicados de instalar correctamente e porque muitos simplesmente não têm o vigor suficiente para conseguirem suportar mais que uma mão cheia de dispositivos a acederem ao mesmo tempo.

Como gosto de ser surpreendido, dei uma hipótese aos novos repetidores da Devolo proverem que a tecnologia de repetição Wi-FI já está suficientemente madura para facilitar a instalação e permitir muitos dispositivos ligados simultaneamente com velocidades adequadas aos padrões de utilização modernos.

A Devolo lançou recentemente dois novos modelos de repetidores Wi-Fi com dois designs diferentes: o 5400 (que será o objecto deste artigo) que tem um formato desenhado para ser instalado em cima de uma mesa, ou numa estante, e o Devolo WiFi 6 Repeater 3000, que pode ser ligado directamente numa tomada eléctrica. Apesar de serem Devolo, nem um, nem outro, têm qualquer acesso powerline.

O que são repetidores Wi-Fi

Como o nome indica, estes dispositivos servem para captar o sinal de uma rede Wi-Fi e depois amplificam-no e repetem-no, aumentando assim o alcance da rede. O problema destes dispositivos é que não podem ser instalados numa zona em que a rede já esteja tão fraca que os torna inúteis, nem numa zona com sinal tão forte que acabe por os tornar inúteis.

Outra questão, tem a ver com a quantidade de dispositivos que podem estar ligados simultaneamente na zona de rede do repetidor. Os repetidores têm, em muitos casos (principalmente nos modelos mais baratos) hardware com poucas capacidades, que não permite ter mais do que 2 ou 3 dispositivos ligados simultaneamente com velocidades que permitam ter um desempenho equivalente ao que se consegue junto ao router principal da rede sem fios.

O Devolo WiFi 6 Repeater 5400

Ao contrário dos repetidores Wi-Fi tradicionais (e dispositivos powerline), o Devolo WiFi 6 Repeater 5400 não foi feito para ser ligado directamente a uma tomada eléctrica. Em vez disso, trata-se de uma pequena caixa que pode ser arrumada em cima de um móvel ou numa estante. A Devolo aconselha que o 5400 não seja instalado na horizontal, sob pena de não se conseguir obter o desempenho esperado.

Devolo_2

Na parte da frente, está um indicador LED que serve para indicar a potência do sinal Wi-Fi e assim ajudar a escolher o melhor local para a instalação. Na traseira, estão duas entradas RJ-45 que permitem uma ligação com velocidade máxima de 1 Gbps, um botão ‘Add’, que serve para adicionar facilmente o extensor a uma rede através da funcionalidade WPS do router. Também está presente um botão para repor o dispositivo.

Devolo

No que respeita às normas de redes Wi-Fi, o 5400 é compatível com redes que vão até à norma Wi-Fi 6 (mas permite a integração em redes das versões anteriores, no entanto fica limitado à velocidade máxima que essas redes permitam). O dispositivo pode usar as gamas de frequências de 2,4 e 5 GHz simultaneamente, o que lhe confere uma velocidade máxima, teórica, de 5374 Mbps em dispositivos Wi-Fi 6. Outras funcionalidades incluem OFDMA para permitir a ligação de múltiplos dispositivos simultaneamente, Airtime Fairness (utilizada para melhorar a eficiência de transmissão global de uma rede sem fios. “Airtime” refere-se ao tempo de transmissão necessário para que um cliente comunique com um Ponto de Acesso Wireless (seja o router ou um extensor de rede) e Crossband Repeating (que permite a emissão e recepção de dados simultânea e independentemente, aumentando assim a velocidade da rede).

O Devolo WiFi 6 Repeater 5400 pode ainda ser integrado em redes mesh construídas com outro hardware da Devolo, como os adaptadores powerline com Wi-Fi.

Configuração

Como já deve ter percebido, os LED frontais têm duas funções: a primeira é mostrar o estado de funcionamento do repetidor e o outro, indicar a potência do sinal Wi-Fi para facilitar a escolha do melhor local para a instalação.

Quanto maior for a quantidade de riscas acesas no logo do Wi-Fi que está na parte frontal, maior é a força do sinal.

O repetidor pode ser configurado em dois modos:

Ponto de acesso. Neste caso, o repetidor liga-se directamente ao router por cabo e cria uma rede sem fios própria. Também pode aumentar a cobertura da rede Wi-Fi existente.

Repetidor. Neste caso, o dispositivo amplifica e repete o sinal de uma rede sem fios existente.

A configuração pode ser efectuada através do botão ‘Add’, que serve para ligar o repetidor à rede mais rapidamente usando a funcionalidade WPS, que está presente em todos os routers com Wi-Fi. Também pode ser feita através da aplicação Devolo Home Network, que está disponível para iOS e Android. Em alternativa, pode usar a interface web, que pode ser usada através de um browser.

As duas últimas formas de configurar o repetidor permitem aceder às funcionalidades mais avançadas deste dispositivo.

A instalação é simples e o indicador LED dá uma ajuda preciosa. No meu teste, o ideal á instalar o repetidor, numa zona em que o sinal começa a ficar fraco, mas ainda não é tão fraco que afecte a velocidade significativamente. Usei o sistema WPS e tudo correu como deve ser em menos de 5 minutos, estava tudo a funcionar. Rápido e muitíssimo fácil, mesmo para quem não tenha grandes conhecimentos.

E funciona?

Bom, a resposta é sim. Conseguimos aumentar bastante o alcance da rede sem fios do nosso router do Meo. Para testar a velocidade usei um ficheiro com cerca de 4 GB e passei-o de um sistema NAS (ligado por cabo de rede ao router) para um computador. Os ganhos de velocidade não foram muito significativos, até porque o router do Meo não é Wi-Fi 6. Mas consegui obter sinal numa zona em que não era fácil fazê-lo e, nesse local, obtive velocidades de mais ou menos 110 Mbps. O que não é mesmo nada mau, visto que antes quase que não havia qualquer sinal. Já em linha de vista com repetidor, a velocidade é um pouco melhor, mas não passa dos 130 Mbps. Muito provavelmente, se o router fosse Wi-Fi 6, as velocidades seriam substancialmente mais altas.


Selo PCGuia Excelência