MX Master 3S e Lift são os dois novos ratos ‘for Mac’ da Logitech, feitos com plástico reciclado pós-consumo

Os preços de ambos os ratos para Mac rondam os cem euros.

©Logitech
©Logitech

A Logitech anunciou dois novos ratos preparados para computadores Apple e que se juntam a modelos como o MX Anywhere 3 ou o MX Master 3: a linha ‘for Mac’ foi reforçada com os MX Master 3S e Lift.

O MX Master 3S é a actualização do MX Master 3, o rato topo de gama da Logitech, lançado em 2020, que também tem uma versão para PC. Disponível em cinza escuro e cinza claro, este modelo tem sete botões, um sensor Darkfield que pode ser regulado entre 200 e 8000 dpi e é «90% mais silencioso» que a versão anterior.

Em termos de ligações, continuamos a ter Easy-Switch (que permite manter o rato ligado a três dispositivos Apple, em simultâneo), Bluetooth Low Energy e compatibilidade com os dongles Logi Bolt. A autonomia pode chegar aos setenta dias, com uma carga; o preço é de 129,99 euros.

O Lift é, também, uma adaptação do modelo original para Windows, mas só está disponível em branco. Com um formato vertical, tem um apoio de mão com um ângulo de 57 graus, seis botões e um sensor Logitech Advanced Optical Tracking configurável entre 400 e 4000 dpi.

©Logitech
©Logitech | O Lift para Mac só pode ser comprado em branco; para Windows, está disponível em preto e rosa.

Ao contrário do MX Master 3S, este rato não tem uma bateria interna e não pode ser carregado com um cabo – ao contrário disso, temos de usar uma pilha AA, com a Logitech a afirmar que a autonomia pode chegar aos dois anos. Para ligar ao Mac, há duas opções: via dongle Logi Bolt ou Bluetooth Low Energy. O PVP do Lift é de 79,99 euros.

Para criar estes dois ratos, a Logitech teve ainda uma abordagem sustentável: «As peças plásticas incluem plástico reciclado pós-consumo certificado para dar uma segunda vida ao plástico de electrónicos de consumo antigos». No caso dos MX Master 3S, essa percentagem é de 27% e 22% (nos modelos cinza escuro e cinza claro, respectivamente) e de 54% no Lift.