iRobot lança novo robô aspirador com uma mopa retráctil

A iRobot diz que o novo Roomba Combo J7+ é o primeiro robô aspirador 2 em 1 verdadeiro.

RoombaCombo_j7_j7 _Graphite_Photo_Insitu_Retracting_Mop_Cat (Medium)
Imagem - iRobot

Desde há muito tempo que a iRobot vende robôs aspiradores e mopas robóticas, que trabalham em conjunto, mas nunca tinha cruzado os dois produtos num único robô, até agora. Esta semana, a empresa americana anunciou o Roomba Combo J7, um robô aspirador que também lava o chão, que, segundo a iRobot, é o mais avançado do mundo.

Segundo a empresa, até ao lançamento do Roomba Combo J7, os robôs aspiradores 2-em-1 ofereciam uma experiência de utilização algo complicada, porque, em certos casos, era necessário reconfigurar o robô de aspirador para mopa e vice-versa. Também há o problema dos tapetes, que podem ficar sujos com o lixo da mopa se o robô subir para cima deles.

A solução que a iRobot arranjou para melhorar a experiência de utilização, é uma mistura de mecânica com inteligência artificial. O utilizador pode usar o novo Roomba para fazer apenas tarefas de aspiração, neste caso, o Roomba funciona como habitualmente. Quando o utilizador escolhe uma tarefa de aspiração e lavagem em simultâneo, a mopa é colocada automaticamente no chão logo abaixo do depósito, na parte de trás do robô.

Roomba Combo j7_Underside_Pad (Medium)

Quando o sistema detecta que o robô está prestes a subir para um tapete, a mopa é recolhida automaticamente para cima do robô através de dois pequenos braços que estão ligados ao suporte da mopa. Tudo isto sem qualquer intervenção do utilizador. Assim que o robô sair de cima do tapete, a mopa volta a ser colocada na posição original. A embalagem inclui duas mopas, que podem ser lavadas para reutilização.

Apesar de ter um sistema de lavagem do chão, o Roomba Combo J7 tem as mesmas dimensões do J7, por isso é capaz de chegar aos mesmos locais. Aliás, as semelhanças são tantas que é possível usar a mesma base de carregamento com o sistema de despejo automático que está disponível para o J7. Para além da mopa, as diferenças do Roomba Combo J7 para o J7 actual é uma bateria com mais capacidade e um depósito de água para a mopa que partilha o espaço com o depósito de lixo do aspirador.

Roomba Combo j7+_Right Facing Hero (Medium)

As novidades não se ficam pela capacidade de lavagem automática, a iRobot anunciou também uma grande actualização do sistema operativo que faz funcionar toda a linha de robôs da empresa. O Robot OS 5, consegue agora identificar 80 classes de objectos diferentes, é compatível com comandos por voz do sistema Siri da Apple e durante um trabalho de limpeza, o utilizador pode instruir o robô para não entrar na divisão em que se encontra para não ser incomodado pelo barulho. Esta nova versão do sistema operativo será compatível com todos os modelos de robôs Roomba, mas, obviamente, nem todas as funcionalidades vão estar disponíveis devido às diferenças do hardware (sensores e câmaras) das várias gamas.

O Roomba Combo j7 individual estará disponível a partir de Outubro com um preço recomendado de 799€. O Roomba Combo j7+, que inclui a base de carregamento com o sistema de despejo automático terá um pvpr de 999€.