Intel lança, oficialmente, nova Arc A770

Depois de muitos anúncios e teasers, a Intel oficializa a nova Arc A770, a primeira placa gráfica dedicada da Intel desde a longínqua i740 de 1998.

Foi igualmente durante o evento Innovation Day que Pat Gelsinger, CEO da Intel, oficializou a sua primeira placa gráfica dedicada, a nova Intel Arc A770. Ao contrário do que muitos esperavam, este modelo da Intel não irá rivalizar com modelos de topo da AMD e Nvidia, mas sim, pretende servir de alternativa aos modelos de gama média, como as Nvidia GeForce RTX 3060 e AMD Radeon RX 6600 XT.

Disponível nas lojas a partir do próximo dia 12 de Outubro, esta placa terá um preço base de 329 dólares, embora seja espectável que o valor em Portugal seja superior, por causa do IVA e da desvalorização do euro.

Este modelo estará disponível em variantes de 8 GB e 16 GB de memória, e utilizará o GPU ACM-G10 com a configuração completa, ou seja, com 32 núcleos Xe. Serão igualmente lançados modelos inferiores, as Arc A750 com 28 núcleos Xe e a A580 com 24 núcleos Xe, mas não foram revelados quaisquer tipos de dados e preços, para estes modelos.

Segundo Pat Gelsinger, existirá uma edição limitada só com 16 GB de memória, a Arc A770 LE, que já está a ser enviada para os parceiros e analistas, para que estes possam comprovar as capacidades destas placas gráficas.