Intel divulga (por engano) especificações dos processadores de 13ª geração

O site da sucursal canadiana da Intel publicou as especificações dos processadores antes de tempo.

Intel

Um dia depois de confirmar que os processadores da próxima geração vão conseguir funcionar a velocidades até 6 GHz, sem recurso a overclocking, a Intel publicou (e removeu logo a seguir) especificações detalhadas dos CPU Core i5-13600K, Core i7-13700K e Core i9-13900K.

Esta informação foi publicada no site da sucursal canadiana, que depois foi replicada por vários utilizadores na rede social Twitter. As especificações indicam que o Core i9 13900K irá ter 24 núcleos e 32 threads. Os núcleos de desempenho funcionam a uma velocidade máxima de 5,4 GHz. O Core i7 13700K vai incluir 16 núcleos e 24 threads, com os os núcleos de desempenho a chegarem aos 5,3 GHz. Finalmente, o Core i5 13600K terá 14 núcleos e 20 threads e uma frequência de relógio máxima de 5,1 GHz nos núcleos de desempenho.

Intel

Toda a informação publicada agora confirma a que foi publicada na semana passada através de uns slides que apareceram em alguns sites. Nesses slides também é mencionado que tanto os Core i9, como os Core i7 de 13ª geração vão ter a capacidade de utilizarem dois núcleos de desempenho para chegarem aos 5,8 GHz através da tecnologia Thermal Velocity Boost da Intel.

Embora a Intel ainda não tenha anunciado oficialmente os processadores de 13ª geração Raptor Lake, a empresa disse que os novos CPU têm mais 15% de velocidade em operações single-thread e mais 41% em operações multi-threaded. De lembrar que a AMD irá lançar o novo Ryzen 9 7950X com 16 núcleos no final deste mês. Este processador consegue atingir os 5,7 GHz de velocidade de relógio. Em resposta, a Intel diz que, pelo menos um modelo dos novos processadores de 13ª geração será capaz de chegar ao 6 GHz sem necessidade se fazer overclocking.

Espera-se que a Intel divulga mais informação acerca dos novos processadores num evento que vai realizar a 27 de Setembro, o mesmo dia em que a AMD vai lançar os novos CPU Ryzen.