Reveladas características técnicas do futuro Qualcomm Snapdragon 6 Gen1

Surgiu nas redes sociais a folha de características técnicas do futuro Snapdragon 6 Gen1, que deverá ser revelado oficialmente em Novembro, na mesma altura em que deverá ser revelado o novo Snapdragon 8 Gen1 topo de gama.

Desde o final do ano passado que vimos a Qualcomm a iniciar o processo de renomeação das suas famílias de processadores ARM para dispositivos móveis, com as séries Snapdragon 800 e 700 a passarem a usar a designação Snapdragon 8 Gen1 e Snapdragon 7 Gen1, respectivamente. Como tal, seria uma questão de tempo até este processo se alargar a outras gamas, tendo surgido já indicações que o próximo modelo será o Snapdragon 6 Gen1.

Essas indicações foram divulgadas no Twitter pelo utilizador Evan Blass, que publicou a folha de especificações do novo Snapdragon 6 Gen1, que irá substituir a actual família Snapdragon 600. Segundo estas, este futuro SoC (System-on-Chip), que será fabricado a 4 nm, deverá utilizar um processador de oito núcleos até 2.2 GHz, um GPU de maior desempenho, novo processador Hexagon para Inteligência Artificial, e novo model Snapdragon X62 5G.

Destaque ainda para a capacidade de utilização de ecrãs de resolução FHD+ até 120 Hz de taxa de actualização, captura de vídeo 4K com HDR, câmara lenta a 240 fps a 720p e captura de imagens até 108 MP de resolução máxima. Este processador deverá ser compatível com a tecnologia de carregamento rápido QuickCharge 4+ (até 100W), e deverá ser oficialmente revelado durante o Snapdragon Summit, que decorrerá entre 15 e 17 de Novembro, na mesma altura altura em que deverá ser revelado o novo Snapdragon 8 Gen2.