A oitava edição dos Prémios PlayStation Talents começa hoje em Portugal, com a abertura das inscrições. Como é habitual, a Sony está à procura de novos jogos criados por «pequenos estúdios, estudantes universitários, jovens programadores e empresas portuguesas que tenham facturado menos de cem mil euros» em 2021.
Este ano, os projectos podem ser submetidos até 30 de Setembro, com os finalistas a serem anunciados em Outubro. Para concorrer, é preciso ter uma equipa composta por, «pelo menos, três tipos de perfis: game designer, programador e artista», lembra a Sony.
As candidaturas devem ser enviadas por e-mail, onde tem de estar uma «build jogável/vertical slice», um «vídeo de apresentação do jogo com um máximo de cinco minutos», o documento de concept design em PDF e os CV dos elementos da equipa.
Os vencedores serão conhecidos no princípio de 2023. O prémio principal, de Melhor Jogo (o sucessor de Sophia and the Girl from the Past, 2021), inclui dez mil euros em dinheiro para o desenvolvimento do jogo, com o acesso a ferramentas da PlayStation, e um espaço físico em Lisboa para que a equipa trabalhe no projecto, durante dez meses.
Depois, quando estiver aprimorado e terminado, o título será disponibilizado na PlayStation Store, em paralelo com uma «campanha de promoção e marketing em canais PlayStation avaliada em cinquenta mil euros».
À semelhança do que aconteceu em edições anteriores, a categoria Games for Good, em parceria com o IADE, volta a ser um dos destaques dos PlayStation Talents; aqui, a Sony vai premiar o jogo que «melhor incorpore temáticas de responsabilidade social no seu conceito».