Novos Ryzen 7000 tornam AMD no segundo maior cliente de 5 nm da TSMC

Com o inicio da produção em série dos novos Ryzen 7000, a AMD torna-se no segundo maior cliente de semicondutores de 5 nm da TSMC, logo atrás da Apple, que encomenda à empresa de Taiwan os processadores A14 Bionic, A15 Bionic e M2.

Mesmo antes de estarem disponíveis no mercado, a TSMC já iniciou a produção em série dos futuros processadores AMD Ryzen 7000, que são fabricados de acordo com o mais avançado processo de fabrico de 5 nm. Curiosamente também a Intel poderá utilizar esse mesmo processo de fabrico à TSMC para os futuros processadores Meteor Lake (Intel Core de 14ª geração).

No entanto, graças à encomenda dos novos Ryzen de arquitectura Zen4, ao qual se junta os processadores para Datacenter (EPYC) e para computadores portáteis tornarão a AMD, segundo a DigiTimes, no segundo maior cliente da fábrica de litografia a 5 nm na TSMC, logo atrás da Apple, que utiliza o mesmo processo de fabrico para a criação dos processadores A14 e A15 para dispositivos móveis, e o M2 para os seus computadores.