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A ler: Nvidia DLSS chega aos 200 jogos, AMD FSR aos 110
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PCGuia > Notícias > Nvidia DLSS chega aos 200 jogos, AMD FSR aos 110
Notícias

Nvidia DLSS chega aos 200 jogos, AMD FSR aos 110

Gustavo Dias
Publicado em 11 de Julho, 2022
Tempo de leitura: 4 min

Lançada originalmente em 2019, aquando do lançamento das novas placas gráficas Nvidia GeForce RTX da série 20, a tecnologia DLSS (Deep Learning Super Sampling) permitia diminuir o impacto do processamento de imagem usando Ray Tracing (RT), através da aplicação de um sistema que conseguia reduzir a resolução nativa das texturas, mas aplicar um upscaler, para melhorar a imagem das mesmas, dando a impressão de estarem a ser reproduzidas a uma resolução superior.

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Isto permitiu que certos jogos, que na altura eram praticamente injogáveis quando aplicado o Ray Tracing, passaram a ser perfeitamente jogáveis, e até a oferecerem uma melhor experiência que anteriormente, sem RT e DLSS. Mas só com a chegada das GeForce RTX 30, e a evolução do DLSS (2.0) é que esta tecnologia começou a ser devidamente aplicada na grande maioria dos videojogos lançados, como o novo The Lord of the Rings: Gollum, que será lançado em Setembro.

Com a introdução da tecnologia neste, em Steelrising , Loopmancer e outros titulos que serão lançados brevemente, a Nvidia consegue assim atingir a marca de 200 jogos compatíveis com DLSS. Porém, nem tudo é tão “cor de rosa” como a Nvidia pinta, pois observando com atenção para a lista de jogos compatíveis com a tecnologia, conforme está representada pela página PCGamingWiki, existe um total de 42 títulos classificados como compatíveis, que ainda não o são.

que foram anunciados como sendo compatíveis com a tecnologia DLSS, mas os mesmos nunca chegaram a receber actualizações que permitissem tirar partido da mesma.

Ou seja, existem títulos que foram anunciados como sendo compatíveis com a tecnologia DLSS, mas passados quase 4 anos, ainda não receberam qualquer tipo de actualização para que os mesmos pudessem passar a tirar partido do DLSS. Curiosamente, a tecnologia rival da AMD, o AMD FidelityFX SuperResolution (FSR), que celebra agora um ano desde o seu lançamento, já conta com mais de 110 jogos compatíveis com a mesma, tanto na variante original FSR 1.0, como na mais recente FSR 2.0.

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Esta solução tinha, como grande vantagem, o facto de ser implementada apenas a partir dos drivers, não implicando qualquer alteração ou actualização aos jogos em si, mas com a chegada da segunda geração do FSR 2.0, que é significativamente mais eficaz, passou a ser necessário a implementação de código no motor gráfico do jogo, mas algo que é, segundo a AMD, mais facilmente aplicável que a tecnologia rival da Nvidia.

Isto permitiu que, em tão pouco tempo, já exista um vasto catálogo de jogos, superior a 110 títulos, que tiram partido, tanto da tecnologia original AMD FSR 1.0, como da mais avançada e eficaz FSR 2.0. Goste-se ou não, ambas estas tecnologias vieram para ficar, uma vez que a sua aplicação permite melhorar o desempenho do seu sistema, tornando a jogabilidade mais fluida, sem impacto significativo na qualidade de imagem.

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Etiquetas:AMDDeep Learning Super SamplingDLSSFidelityFX Super ResolutionFSRGeForceNVIDIARadeonRadeon RX 6000RTXRTX 20RTX 30
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