Divulgadas novas imagens da solução de montagem de SSD M.2 sem parafusos da MSI

A maioria das motherboards usam pequenos parafusos para prender as unidades SSD M.2. Agora os fabricantes querem mudar para soluções que não os usam.

Uma das coisas mais chatas de se fazer quando se está a construir um PC nos dias de hoje é conseguir aparafusar convenientemente os pequenos parafusos que são usados para prender as unidades SSD M.2 à motherboard. Normalmente são pequenos demais para as chaves de parafusos que são usadas para apertar o resto dos parafusos do PC e, por outro lado, são muito fáceis de perder.

A solução de montagem de drives SSD M.2 sem parafusos da MSI chama-se “Screwless M.2 Shield Frozr” e será usada nas suas motherboards com Socket AM5 para a próxima geração de processadores da AMD. A solução foi mostrada pela primeira vez no vídeo ao vivo que a empresa publicou em Maio durante a Computex, mas, nessa altura, não ficou muito claro como é que funciona.

Graças ao utilizador de Twitter @g01d3nm4ng0, foram publicadas imagens que mostram a nova funcionalidade com mais detalhe. Uma dessas imagens parece ser de uma página de produto de uma motherboard MSI e a outra parece ter sido tirada de uma página de um manual.

MSI_2

Aparentemente, trata-se de um conjunto que inclui um dissipador de calor. Na prática, o SSD M.2 é colocado na ranhura e alinhado através de uns pinos, de seguida é colocado o dissipador de calor por cima do SSD e é essa peça que é depois presa à motherboard através da utilização de uma outra peça que tem uma mola que permite prender e desprender a unidade. 

MSI_3

Segundo @g01d3nm4ng0, este sistema de fixação vai ser usado nas motherboards da MSI para os novos processadores da AMD com Socket AM5 e chipsets X670 e B650.