Bitmain lança Antminer E9, de 2400 MH/s, o equivalente a 25 Nvidia GeForce RTX 3080

Longe dos 3000 MH/s anunciados há um ano, o Antminer E9 está, finalmente, disponível para venda. Com um hash rate de 2400 MH/s de Ethereum, este sistema custa 9999 dólares...

Revelado há cerca de um ano, a Bitmain só agora lançou no mercado o novo minerador ASIC (Application-Specific Integrated Circuit) de Ethereum, o Antminer E9. Face aos dados apresentados durante a sua revelação, a versão final é ligeiramente mais contida em termos de capacidades de processamento, sendo a versão final “apenas” capaz de um hash rate de 2400 MH/s, ficando bastante aquém dos anteriormente anunciados 3000 MH/s.

Ainda assim, este Antminer E9 consegue desempenhar uma capacidade de processamento equivalente a 25 placas gráficas Nvidia Geforce RTX 3080, com a vantagem de consumir significativamente menos, cerca de 1920W, o que corresponde a uma eficiência energética de 0.8 J/M. O modelo originalmente anunciado, de 3 GH/s, teria um consumo de 2556W, o que corresponde a uma eficiência energética de 0.85 J/M, o que não difere muito desta versão final.

Os responsáveis da Bitmain não indicaram, até ao momento, uma justificação para as alterações, nem quais as alterações efectuadas no hardware presente neste Antminer E9. Este sistema ASIC já pode ser encomendado, através da sua loja oficial, por um preço de 9999 dólares, o que corresponde a 9830 euros, mas tendo em conta a valorização do Ethereum (e o preço da energia eléctrica), poderá demorar algum tempo até conseguir rentabilizar o investimento neste novo sistema.