Sony lança marca de periféricos de gaming INZONE

A Sony entra no concorrido mercado de periféricos de gaming, com a nova marca INZONE, composta por três auscultadores e dois monitores IPS com altas taxas de actualização de imagem.

A Sony Electronics revelou a sua nova marca de periféricos de gaming para PC, designada de INZONE, que irá aproveitar recursos e tecnologias Sony já presentes em outras áreas, para criarem produtos diferenciadores, e que farão a diferença neste concorrido segmento de mercado. Numa primeira fase, esta família de produtos INZONE contará com a presença de três auscultadores e dois monitores.

Auscultadores

A gama de auscultadores, composta pelos modelos sem fios INZONE H9 e INZONE H7, e pelos auscultadores com fio INZONE H3. Todos eles são compatíveis com a tecnologia 360 Spatial Sound para Gaming da Sony, activada pelo software para PC INZONE HUB. Através desta tecnologia, é possível reproduzir som espacial de sinais de áudio multicanal, permitindo assim aos utilizadores identificarem a origem precisa do som durante uma sessão de jogo, como passos e movimentos.

O modelo de topo, o INZONE H9, destaca-se por utilizar um sistema de iluminação RGB, sistema de cancelamento de ruído activo e modo de som ambiente já conhecidas da família de auscultadores WH-1000X, para que possa filtrar todos os ruídos ambientes, mas sem perder sons ambientes importantes, como o toque da campainha. Utilizando uma banda de cabeça almofadada e almofadas auriculares moldadas, em pele sintética, conseguirá utilizar estes auscultadores, de forma confortável, durante várias horas.

A bateria integrada, que é carregada via ligação USB-C, tem uma capacidade total para 32 horas, com o sistema de cancelamento de ruído activo desligado, mas no caso dos INZONE H7, que não utilizam a tecnologia ANC, nem o sistema de iluminação RGB, a autonomia da bateria sobe para as 40 horas. Ambos os equipamentos utilizam uma tecnologia de carregamento rápido, em que uma carga de apenas 10 minutos garante até uma hora de utilização. Ambos podem ser utilizados numa Sony PlayStation 5, reproduzindo indicações no ecrã sempre que ajustar as definições dos mesmos, e são compatíveis com a tecnologia Tempest 3D AudioTech.

Já a gama de entrada, os INZONE H3, estes utilizam uma ligação USB tradicional, sendo estes apenas compatíveis com PC. Contam com a tecnologia 360 Spatial Sound for Gaming, condutas que permitem intensificar a reprodução de sons de baixas frequências, confortáveis almofadas auriculares em nylon, e a presença de um potenciómetro para regulação do volume, e o microfone boom, que quando levantado, activa automaticamente o seu silenciamento.

Os novos auscultadores Sony estarão disponíveis nas lojas, durante o mês de Julho, por 300 euros para os INZONE H9, 230 euros para os INZONE H7 e 100 euros para os INZONE H3.

Monitores

No que toca a monitores, a Sony revelou dois modelos, o INZONE M9 e INZONE M3, ambos com ecrãs IPS de 10-bit de cor com 27 polegadas com elevadas taxas de actualização, compatibilidade com a norma Nvidia G-Sync e VRR (Variable Refresh Rate) via ligação HDMI 2.1, um suporte que permite regular a altura e a inclinação do ecrã, bem como esconder e organizar a cablagem utilizada, de alimentação e de dados. Ambos utilizam um sistema Auto KVM Switch, com Auto USB HUB, permitindo assim controlar dois computadores ao mesmo tempo, utilizando o mesmo rato e teclado, ligados directamente ao monitor.

O modelo de topo, o INZONE M9 utiliza um painel IPS de resolução 4K HDR, capaz de trabalhar com uma taxa de actualização de 144 Hz, 1 ms GtG de tempo de resposta, um sistema retroiluminação Full Array Local Dimming com múltiplas zonas de iluminação de gestão independente, que garantem ao mesmo tempo um brilho máximo de 600 nits, daí a certificação VESA DisplayHDR 600, sendo este capaz de reproduzir 95% do espectro de cores DCI-P3.

Este pode ser utilizado na PS5, permitindo assim tirar partido das tecnologias Auto HDR Tone Mapping, para ajustar e optimizar as definições de imagem de forma automática, o Auto Genre Picture Mode para alternar, de forma automática, entre o Modo Cinema e o Modo Jogo, tendo em conta o tipo de conteúdo reproduzido, e a tecnologia VRR, que ajusta automaticamente a taxa de actualização do ecrã, para garantir uma maior fluidez da imagem.

Já o Sony INZONE M3, este monitor destaca-se por utilizar uma resolução FullHD 1080p, que em contrapartida, permite atingir taxas de actualização do ecrã muito superiores, com um valor máximo de 240 Hz, mantendo o rapidíssimo tempo de resposta de 1 ms GtG. Visualmente idêntico ao INZONE M9, excepto na presença de um sistema de iluminação RGB, exclusivo para o modelo de topo, este INZONE M3 utiliza um sistema de iluminação convencional, o que limita o brilho máximo produzido para 400 nits, que ainda assim são o suficiente para a certificação VESA DisplayHDR 400.

Conta igualmente com uma imagem de elevada qualidade, sendo capaz de reproduzir 99% do espectro de cores sRGB, bem como é compatível com a tecnologia Auto KVM Switch, e praticamente todas as funcionalidades encontradas no INZONE M9 quando ligado a uma consola PS5. O novo monitor Sony INZONE M9 estará disponível ao longo do Verão, com um PVP de 1099 euros, e o Sony INZONE M3 no último trimestre do ano, com um PVP ainda por confirmar.