Microsoft bloqueia download do Windows 10 e 11 a cidadãos Russos

A Microsoft bloqueou o acesso a todos os downloads, relacionados com o Windows 10 e 11, a todos os cidadãos russos, e de estados aliados da Rússia.
Windows_11_1

Foram precisos quatro meses, desde que a Microsoft anunciou a suspensão da venda de produtos e serviços na Rússia, para que conseguissem bloquear o acesso a qualquer download de imagens ISO dos seus sistemas operativos, a qualquer residente em território Russo. Esta situação deve-se às sanções aplicadas pela empresa, na condenação da invasão das forças Russas na Ucrânia.

Esta situação foi reportada por vários utilizadores russos, que se depararam com a impossibilidade de download de imagens ISO dos sistemas operativos Windows 10 e Windows 11, bem como em mensagens de erro que surgiram durante a utilização da ferramenta Windows Media Creation Tool.

Como alternativa, esses cidadãos russos estão a recorrer a serviços de VPN, para contornar o bloqueio regional aplicado pela Microsoft, desde que não utilizem regiões aliadas da Rússia, como o Cazaquistão ou a Bielorrússia.