Loongson garante que tem processador equiparável a um AMD Ryzen de arquitectura Zen3

O maior fabricante de processadores chinês revelou o seu novo roadmap de lançamentos, tendo desvendado os novos 3C6000, que deverão oferecer um desempenho equiparável a um AMD Ryzen de arquitectura Zen3, a um preço significativamente inferior.

O fabricante chinês de processadores Loongson tinha, no ano passado, revelado a nova família de processadores 3A5000 de quatro núcleos, que utilizam uma arquitectura própria GS464V de 64-bits, bem como a capacidade de poder trabalhar em modo paralelo com múltiplos processadores.

Durante uma apresentação que decorreu ontem, a Loongson anunciou o lançamento da nova série de processadores 3C5000, que se diferencia por passar a usar até 16 núcleos por módulo, bem como os futuros 3D5000, que utilizarão uma estrutura de chiplets (módulos), para um total de 32 núcleos por processador.

Durante essa apresentação foram ainda revelados futuros modelos para os anos seguintes, como a série 6000 (como o 3C6000), que utilizará uma arquitectura completamente nova, e que será capaz de garantir um desempenho IPC (instruções por ciclo) equiparável ao um processador AMD Ryzen de arquitectura Zen3.

Isto significa que os novos 3C6000 serão capazes de oferecer um desempenho até 30% superior em cálculos por inteiros, e até 60% superior em cálculos de vírgula flutuante, relativamente aos recém-anunciados processadores 3C5000.

Para demonstrar o quão relevante são estas informações, a própria Loongson demonstrou os resultados de benchmarks internos, usando os testes SPEC e Unixbench, onde o processador do ano passado, o 3A5000, que com apenas quatro núcleos a 2.5 GHz, conseguiu revelar um desempenho equiparável a um Intel Core i7-10700 (Comet Lake), que utiliza oito núcleos a 2.9 GHz.

Só nos testes multi-thread é que o processador da Loongson demonstrou as suas limitações, uma vez que o número de núcleos disponíveis é metade do número disponível no processador Intel. Porém, se tivermos em conta as afirmações da Loongson, das melhorias que a nova geração de processadores deverá ter face a este modelo, então é fácil de prever que a AMD e a Intel encontraram um rival à sua altura.

Segundo o roadmap para os próximos anos, a série de processadores 3D5000 deverá chegar no final do presente ano, mas os futuros 3C6000 e 3D6000 (duplo módulo de núcleos por processador) só deverão chegar ao mercado ao longo do ano de 2023.

Se pretende adquirir um destes processadores, temos más notícias para si, pois os processadores Loongson só são vendidos no mercado interno, embora possam surgir sistemas completamente montados em lojas online, como Alibaba ou AliExpress.