Epic lança funcionalidade para interligar as contas de diferentes lojas de jogos online

A Epic acaba de dar mais um passo em direcção à possibilidade de se poder fazer crossplay entre jogos vendidos por lojas diferentes.

A funcionalidade de crossplay Epic Online Services começou a ser distribuída aos programadores na semana passada e vai permitir realizar partidas de jogos online em títulos vendidos por lojas diferentes, como a Epic e a Steam. Como estas ferramentas não fazem parte do motor de jogo Unreal Engine, pode ser implementada em qualquer título, independentemente do motor de jogo usado.

Este sistema permite a ligação de contas Steam e Epic, a combinação de listas de amigos e convites para partidas. Este sistema também pode ser actualizado, sem a necessidade do lançamento de actualizações para os jogos e os programadores podem escolher as funcionalidades querem usar, ou não.

Neste momento, as ferramentas de crossplay da Epic funcionam apenas com a loja Steam, mas há planos para ampliar a compatibilidade com outros sistemas. Estes planos de ampliação incluem lojas de jogos para PC e também lojas de jogos para Linux e Mac. Mais tarde, podem até vir a funcionar com consolas de jogos e dispositivos móveis. Muitos jogos já permitem crossplay entre várias plataformas, mas esta nova funcionalidade tem com objectivo ampliar ainda mais a possibilidade de utilizadores que usem plataformas diferentes, possam jogar entre si.

Para além disto, a Epic também adicionou um sistema de avaliação de jogos e uma funcionalidade de inquéritos ao cliente para PC da sua loja online. Após um tempo de jogo mínimo de duas horas, os utilizadores podem dar uma nota até cinco valores ao jogo. A Epic também vai começar a apresentar aleatoriamente inquéritos sobre as qualidades de um determinado jogos, como a qualidade dos gráficos ou o nível de dificuldade.