Blocks R21

Uma espécie de impressora 3D Premium.

A startup portuguesa de impressoras 3D Blocks vai lançar um novo modelo, a Blocks R21, que deverá chegar ao mercado durante o próximo mês de Setembro. Felizmente conseguimos testar uma unidade já na sua versão final, que revelou uma evolução impressionante face ao modelo anteriormente testado, a One MKII.

Esta nova impressora destaca-se por usar uma estrutura totalmente em alumínio, por utilizar um painel LCD táctil que permite controlar todos os parâmetros da impressora. Entre estes, está calibrar a bandeja de impressão, bandeja essa que além de ser aquecida, tem um acabamento metálico com uma textura que ajuda bastante na aderência do filamento durante a impressão.

Outro detalhe importante é a integração de todos os elementos essenciais de impressão num só módulo, como o extrusor de dupla unidade e o hotend. Este último tem um parafuso de rosca para fazer uma rápida substituição, permitindo assim trocar o módulo por outro com um nozzle que seja compatível com um tipo de filamento específico. A variação pode estar entre 0,2 a 1 mm – o hotend fornecido com a impressora vem equipado com um nozzle de 0,4 mm. Isto é fundamental para garantir uma impressão de melhor qualidade, tendo em conta o tipo de filamentos, desde o tradicional PLA, passando por ABS, Flex, PETG, Nylon, fibra de vidro, PET reforçado com fibra de carbono, PLA com elementos metálicos ou com madeira.

Em termos de utilização, a Blocks R21 não poderia ser mais simples e intuitiva, graças ao já referido ecrã LCD táctil, e à nova bandeja, que é facilmente calibrada e só precisa de uma quantidade mínima de líquido adesivo (laca). O facto de utilizar uma estrutura rígida quase fechada, juntamente com a integração de todas as unidades num só módulo, tornaram a sua impressão mais silenciosa: foi mesmo a mais silenciosa que testei até hoje. A Blocks R21 tem um preço que pode ser considerado “premium” e está disponível numa versão base, já com todos os acessórios de que precisa para começar a imprimir na hora. Contudo, podemos comprá-la com um opcional kit de conectividade, que embora eleve o preço para uns menos agradáveis 1800 euros, acrescenta um controlador Wi-Fi, uma webcam e um sensor de temperatura, para que possa controlar remotamente o estado da impressão.


Distribuidor: Blocks

Preço: €1575


Ficha Técnica

Área de impressão: 210 x 300 x 250 mm
Velocidade de impressão: 60 mm/s
Ligações: USB, Cartão SD, Wi-Fi
Compatibilidade: Windows, macOS, Linux
Extras: cabo de alimentação, cabo USB, pen USB, espátula, pinça, papel de calibração, spray adesivo,
Dimensões: 470 x 350 x 490 mm
Peso: 18 kg


Selo PCGuia Excelência