Asus lança software de overclock GPU Tweak III

Conheça o novo software que simplifica a realização de overclock à sua placa gráfica, e habilite-se a ganhar uma Asus ROG Strix LC GeForce RTX 3090 Ti, uma fonte ROG Thor Platinum II de 1000W e um suporte de placa gráfica Asus ROG.

A Asus acaba de lançar, oficialmente, a nova geração do seu software de optimização de placas gráficas, o GPU Tweak III. Este software, que além de ser compatível não só com toda a gama de placas gráficas AMD e Nvidia das linhas Asus Dual, TUF Gaming e ROG Strix Gaming, é também compatível com modelos de outros fabricantes.

Tudo isto resultou de um trabalho intenso ao longo de um ano, que permitiu garantir uma maior compatibilidade, como desenvolver novas e melhores funcionalidades, alinhadas não só com as necessidades dos utilizadores mais exigentes, como com a necessidade de uma interface simples e intuitiva, essencial para os principiantes.

Através deste software poderá monitorizar todos os parâmetros da sua placa gráfica, desde frequências, voltagens, temperaturas e ventoinhas, incluindo ventoinhas externas que estejam ligadas à sua placa gráfica, através dos conectores FanConnect II. Uma das principais funções deste software é a gestão de overclock através do novo VF Tuner, disponível apenas para gráficas Nvidia, que permite ajustar a frequência de funcionamento do GPU, tendo em conta a voltagem de alimentação do mesmo.

Poderá criar uma curva de overclock, com indicação de qual a frequência máxima suportada por cada voltagem introduzida, podendo atribuir vários pontos para diferentes tipos de função, como uma maior voltagem para atingir uma maior frequência no caso de benchmarks, um valor ligeiramente mais conservador para quando precisar de correr jogos, ou valores bem mais contidos para uma utilização quotidiana.

Poderá ainda criar um sistema de OSD (OnScreen Display) com informações detalhadas sobre o comportamento da sua placa gráfica, indicando o número de fotogramas por segundo que estão a ser reproduzidos no monitor, temperaturas, frequências e grau de utilizaçao, tanto do GPU como das memórias da sua placa gráfica. Todas estas informações são inteiramente personalizáveis, podendo escolher o aspecto com diferentes tipos de letras, opacidade, tamanho e posição.

Giveaway Asus

Para tornar o lançlamento deste novo software ainda mais emocionante, a Asus iniciou um Giveaway, que decorrerá entre os dias 6 e 27 de Junho, onde os utilizadores deverão preencher um questionário, para se tornarem elegíveis aos prémios disponíveis. O primeiro prémio incluí uma Asus ROG Strix LC GeForce RTX 3090 Ti, acompanhada por uma fonte de alimentação Asus ROG Thor 1000W Platinum II, e um suporte de placa gráfica ROG.

Do segundo ao quinto lugar, estão incluídas placas gráficas da família ROG Strix, TUF Gaming e fontes de alimentação. Para participar, apenas precisará de aceder à página do Giveaway, e preencher o referido questionário, que está relacionado com a interacção e funcionalidades presentes no novo Asus GPU Tweak III.