Apresentado novo formato para imagens “holográficas”

Estes "hologramas" podem ser vistos em qualquer dispositivo com um ecrã.

Looking_Glass
Imagem - Looking Glass

Uma empresa de ecrãs holográficos acaba de lançar um novo formato de imagem que serve para conferir às imagens um efeito 3D. As imagens tridimensionais podem ser criadas com os programas de modelação 3D mais populares e são compatíveis com praticamente qualquer dispositivo que tenham um ecrã.

A empresa, chamada Looking Glass, disponibilizou uma página web onde os criadores que trabalhos em imagem 3D podem converter os seus trabalhos para o novo formato de imagens holográficas. Através deste site, as imagens também podem ser incluídas em qualquer outra página web. Segundo a empresa, com este sistema é possível ver arte em 3D de mais ângulos do que é possível através das imagens 2D tradicionais.

Estes “hologramas” usam dezenas de imagens para transformar os objectos desenhados em 3D numa espécie de diorama que pode ser manipulado com um rato ou com o arrastamento do dedo num ecrã de um dispositivo móvel. As imagens podem ter entre 2 e 50 MB, dependendo da resolução.

A ideias da Looking Glass é que as imagens sejam vistas através dos seus ecrãs holográficos, mas também podem ser vistas em monitores de PC normais, dispositivos móveis e headsets de Realidade Virtual. Estas imagens podem ser criadas a partir de trabalhos feitos com o Blender, Unity ou Unreal Engine. A Looking Glass está a planear adicionar suporte para ficheiros de outros programas que permitem a modelação de objectos 3D, como o C4D, Zbrush, Procreate, nerfies e também para os modos de fotografia dos dispositivos móveis.

Para que as imagens possam ser vistas sem recurso a ecrã especiais, são albergadas nos servidores da Looking Glass e depois podem ser inseridas em qualquer página web, da mesma forma que se incluem vídeos do YouTube, do Vimeo ou imagens GIF animadas.

A empresa planeia monetizar estes “hologramas”, mas ainda não revelou a forma como o vai fazer.