Windows 11 num NAS? É possível!

O sistema de virtualização dos NAS da QNAP permite a criação de máquinas virtuais para Windows 11, mesmo em máquinas com processadores não suportados.

Com tudo o que se sabe sobre as restrições impostas pela Microsoft relativamente ao hardware necessário para correr o Windows 11, não deixa de ser algo surpreendente a notícia por parte da QNAP de que o mais recente sistema operativo da Microsoft pode ser instalado num dos NAS da marca.

Isto é tanto mais interessante quanto sabemos que nos NAS QNAP com porta HDMI é possível simplesmente ligar um monitor, um teclado e um rato para podermos usar o equipamento como um se fosse um PC normal – uma funcionalidade que a QNAP designa por QvPC.

O suporte para Windows 11 nos NAS da QNAP é possível em máquinas com processadores Intel e AMD que tenham instalada a versão mais recente da aplicação (gratuita) da QNAP Virtualization Station. Apesar de muitos documentos da marca ainda não indicarem esta possibilidade, a verdade é que a app Virtualization Station suporta agora a virtualização do chip TPM 2.0, um dos requisitos mais polémicos para executar o Windows 11.

Mais: mesmo em alguns NAS equipados com CPU que não surgem como suportados na lista oficial da Microsoft, a app virtualiza processadores suportados, o que permite a execução do Windows 11.

Num teste que realizámos num QNAP TVS-673e, com processador AMD RX-421BD (não suportado para Windows 11, de acordo com a Microsoft), foi possível instalar sem qualquer problema uma máquina virtual Windows 11 a partir de um ISO normal que descarregámos da Microsoft.

A QNAP Portugal publicou recentemente um vídeo no seu canal do YouTube com um curto tutorial que mostra todo o processo e que pode ver acima.