TCL NXTPaper 10s

Um tablet concebido para quem gosta de desenhar.
TCL NXTPaper 10s

Quando pensamos na compra de um novo tablet, há pelo menos dois ou três critérios que saltam logo para primeiro lugar: tamanho do ecrã, capacidades multimédia e flexibilidade para fazer algum trabalho. Depois, pode pesar ainda a possibilidade de dar para alguns jogos, especialmente se o vamos comprar para partilhar com uma criança.

Mas o NXTPaper 10s não entra neste campeonato: a TCL criou este modelo com uma finalidade muito específica. Com um ecrã que parece feito de plástico e de acabamento fosco, o propósito está denunciado no nome ‘paper’. Aqui, o objectivo foi o de ter um tablet que se comporta quase como papel, mas longe de servir apenas para ler ebooks, como acontece com um Kindle ou um Kobo, por exemplo. A verdade, pura e dura, é que é apenas nisto que o NXTPaper 10s é bom: para criativos iniciantes, que não tenham grandes exigências em termos de capacidade de processamento e rapidez, mas que queiram dar largas à imaginação e usar uma caneta (incluída, que nem é preciso carregar) para desenhar ou pintar de forma digital. De resto, o NXTPaper 10s é mauzinho: lento em jogos, lento na navegação Web, lento na edição de imagem e lento em apps. A comprovar isto estão os resultados dos testes de desempenho, que o colocam no fundo da tabela dos tablets que testámos no último ano – e foram muito poucos.

O ecrã, como foi feito sobretudo para receber inputs da caneta, tem um toque um pouco áspero, nada que ver com os ecrãs de vidro de um iPad ou Galaxy Tab. Mas isto traz uma vantagem: sempre que precisarmos de usar a mão, as dedadas serão quase inexistentes. Isto não significa que o NXTPaper 10s fique de lado quando chega a altura de ver um filme numa app de streaming, mas a resolução do ecrã não ajuda neste campo – não espere, por isso, cores muito vivas e pretos bem carregados.

Na fotografia, vamos só ter em conta que é a câmara é uma ferramenta para importar imagem para uma app de desenho e, depois, usarmos lápis e pincéis para a recriarmos sob forma de arte digital. Ainda assim, mesmo neste campo, há um atraso entre o que desenhamos e escrevemos com a caneta e o que vai aparecendo no ecrã.


Distribuidor: TCL

Preço: €299


Benchmarks

  • AnTuTu: 116440
  • GeekBench Single: 158
  • GeekBench Multi: 901
  • GeekBench Compute: 86
  • 3D Mark Wildlife: 0 (não correu o teste)
  • PCMark 3.0 Work: 5241
  • PCMark 3.0 Bateria: 979 minutos

Ficha Técnica

Processador: Mediatek MT8768
Memória: 4 GB
Armazenamento: 64 GB (microSD até 256 GB)
Câmaras: 8 MP (traseira) + 5 MP (frontal)
Ecrã: 10,1 FHD (1920 x 1200) 225 ppi
Bateria: 8000 mAh
Dimensões: 241,3 x 159,2 x 8,3 mm
Peso: 490 gr