Rússia pode começar a usar CPU desenhados e fabricados na China

Os processadores x86 chineses Zhaoxin x86, não são muito poderosos, mas permitem, pelo menos, executar aplicações de produtividade.

A empresa russa de electrónica Dannie, anunciou que vai começar a vendar motherboards para PC que, em vez dos CPU AMD ou Intel, vão trazer pré-instalados processadores KaiXian KX-6640MA, que são desenhados e fabricados na China pela Zhaoxin.

Desde que a AMD, Intel e IBM deixaram de vender os seus produtos na Rússia, por causa das sanções impostas após a invasão da Ucrânia, o país tem tido dificuldades em obter os chips que são necessários para manter sistemas governamentais essenciais a funcionar.

Esta situação, forçou a Rússia a permitir o contrabando de produtos tecnológicos e a reutilizar chips instalados em electrodomésticos, como máquinas de lavar, ou microondas. A Rússia anunciou também que vai começar a desenhar e construir os seus próprios chips, mas ainda deve demorar alguns anos a conseguir concretizar o plano.

Por tudo isto, a Dannie inventou uma solução temporária, com a utilização dos chips KaiXian KX-6640MA nas suas motherboards MBX-Z260A.

MBX-Z260A
Motherboard MBX-260A

O processador chinês têm oito núcleos, uma frequência de funcionamento de 2,7 GHz, um processador gráfico integrado, 16 vias PCI Express 3 e controladores USB 3.0 e SATA. O fabrico deste chip usa o processo de 16 nm da TSMC e tem um TDP de 25 W, porque foi pensado para ser usado em portáteis e em computadores de secretária.

A motherboard MBX-260A pode usar memórias RAM DDR4, tem dois slots PCI Express x16, dois slots M.2 para SSD ou placas de rede Wi-fi e quatro tomadas SATA. Na parte de trás estão entradas USB, VGA, HDMI, DisplayPort, uma entrada RJ-45 para redes com fios gigabit e entradas PS/2.

O processador KaiXian KX-U6780A (mais potente que o KX-6640MA) foi testado pelo site Tom’s Hardware em 2020. O desempenho foi o equivalente ao de Core i3-7100 da Intel, lançado em 2017.

A vantagem principal na utilização deste SoC da Zhaoxin é o chip ser compatível x86, o que o torna compatível com os sistemas operativos e aplicações já existentes.