Qualcomm anuncia Snapdragon 8+ Gen1

O novo Asus ROG Phone 6 será o primeiro smartphone a vir equipado com o novo SoC topo de gama da Qualcomm, que por sua vez será fabricado na TSMC a 4 nm.

A Qualcomm acaba de anunciar o seu novo SoC (System-on-Chip) topo de gama, o novo Snapdragon 8+ Gen1. Este SoC deverá oferecer uma melhoria de 10% em termos de desempenho, tanto em termos de CPU como de GPU, com a vantagem de oferecer uma melhoria de até 30% em termos de eficiência energética, comparativamente ao seu antecessor, o Snapdragon 8 Gen1.

Este SoC será fabricado pela TSMC, utilizando um avançado processo de fabrico de 4 nm, que deverá ser um dos principais responsáveis pela melhoria na eficiência energética. Em termos de processador, o novo Snapdragon 8+ Gen1 utilizará a mesma estrutura de oito núcleos Kryo, sendo o núcleo principal baseado na arquitectura Arm Cortex-X2 com uma frequência máxima de 3.2 GHz, três núcleos Gold Cortex-A710 a 2.75 GHz e quatro núcleos Silver Cortex-A510 a 2.0 GHz.

A controladora gráfica integrada continua a ser a Adreno 730, mas esta viu a sua frequência de funcionamento subir 10%, para os 900 MHz, ao mesmo tempo que reduz o consumo energético. A unidade de processamento neural também melhorou significativamente a sua eficiência energética, para um aumento de 20% de desempenho por cada Watt de energia consumida.

De resto, as características são muito similares ao seu antecessor, como a compatibilidade para até 16 GB de memória RAM LPDDR5 (até 3200 MHz), armazenamento UFS 3.1, ecrã com resolução máxima QHD+ até 144 Hz ou 4K a 60 Hz, sendo este compatível com painéis de 10-bit e HDR10+. O modem Snapdragon X65 é compatível com todas as normas 5G até 10 Gbps, e o FastConnect 6900 com a norma Wi-Fi 6E até 3.6 GHz, Bluetooth 5.3 com aptX Lossless e Bluetooth LE Audio.

Também o processador de imagem (ISP) se mantém inalterado, sendo à mesma um Spectra de 18-bit, capaz de lidar com sensores até 200 MP, captura de vídeo 8K a 30 fps e 4K a 120 fps, sem esquecer a captura de múltiplas imagens em simultâneo para processamento de imagem para redução de ruído, motor dedicado para efeito Bokeh, e suporte para as normas HLD, HDR10+ e Dolby Vision.

Segundo a própria Qualcomm, os primeiros dispositivos equipados com este novo SoC chegarão já no terceiro trimestre do ano (entre Julho e Setembro), sendo o novo Asus ROG Phone 6 o primeiro equipamento a ser lançado. Segundo Bryan Chang, General Manager da Asus Smartphone BU, “queremos criar o melhor smartphone gaming para os nossos fãs e utilizadores“, reforçando que “o novo ROG Phone 6 equipado com a plataforma móvel Snapdragon 8+ Gen 1 será perfeito para estilos de vida activos e vai oferecer óptimas experiências imersivas em jogos!