QMiro-201W

A análise ao kit de rede sem fios mesh da fabricante mais conhecida por dispositivos NAS.

Os fabricantes especializados em sistemas NAS já perceberam que, além dos seus produtos tradicionais, têm também de vender todos os tipos de hardware que fazem parte este ecossistema. A QNAP não é excepção e enviou-nos o seu kit de rede sem fios mesh, o QMiro-201W.

Ao contrário de outras opções que são vendidas em forma de kit, normalmente com três dispositivos, os QMiro-201W são vendidos à unidade. Como tudo, isto tem vantagens como a possibilidade de dimensionar a rede para as nossas necessidades; mas também tem desvantagens, porque pode acabar por ficar mais caro que outras opções.

Por fora, não se pode dizer que os QMiro-201W foram desenhados para se integrarem bem na decoração de uma casa: são paralelepípedos esverdeados, com um botão na parte superior. À frente existe uma barra de iluminação que serve para indicar o estado da ligação das unidades.

Na parte de trás, temos duas entradas RJ-45 para ligação ao router, para dispositivos que não tenham Wi-Fi ou, ainda, para criar uma ligação por cabo entre os vários dispositivos mesh. Também está presente uma USB 3.0 Type-A.

A caixa exterior está cheia de orifícios de refrigeração, o que lhe dá um aspecto algo industrial – quase de certeza que a razão para isto tem que ver com a utilização de um processador Qualcomm IPQ4019 com quatro núcleos a 716 MHz. Este processador vem acompanhado de 512 MB de memória DDR3 e 4 GB de armazenamento para o software interno.

A configuração dos QMiro pode ser feita directamente através da interface Web dos dispositivos ou com uma app para dispositivos móveis. Aconselho vivamente usar a primeira, porque a aplicação ainda precisa de ser trabalhada para ser prática. Contudo, depois de a rede estar configurada e a funcionar, a app pode ser usada para fazer ajustes ou alterações. O único problema é mesmo o processo de configuração.

Nos testes que fiz, consegui, em linha de vista, velocidades perto dos 300 Mbps e entre 137 e 158 Mbps numa divisão sem qualquer dispositivo. Claro que as velocidades que cada um consegue depende de vários factores e pode ser um pouco mais alta ou um pouco mais baixa.


Distribuidor: QNAP

Preço: €121


Ficha Técnica

CPU: Qualcomm IPQ4019, Quad 4core ARM Cortex [email protected]
Memória: 512 MB, DDR3
Memória flash: 4 GB
Compatibilidade: 802.11a/b/g/n/ac, 2,4 Ghz, 5 Ghz
Ligações: 2 x RJ-45, USB 3.2