Imacustica expõe universo Devialet na loja de Lisboa

Foi na loja de Lisboa da Imacustica, que tivemos oportunidade de conhecer todo o universo da Devialet, em cenários que permitiram explorar o potencial de cada gama de produtos.

Aproveitando o lançamento da nova barra de som da Devialet, a Dione, a Imacustica decidiu reunir toda a gama da marca de alta-fidelidade francesa na sua loja de Lisboa, permitindo assim explorar o potencial de diversos produtos do seu catálogo nas condições ideais proporcionadas pelas diversas salas de experiência da Imacustica, em espaços acusticamente optimizados.

Devialet Dione

A estrela do dia foi a nova barra de som Dione, sendo esta a primeira aventura da marca no mundo do audiovisual. Recorrendo à conceituada engenharia acústica da Devialet, agora aplicada ao Cinema-em-casa, esta barra de som é composta por um total de 16 altifalantes independentes, que revelaram proporcionar uma reprodução das gamas médias dinâmicas, e agudos cristalinos, sem esquecer os impressionantes graves, sendo estes da responsabilidade dos oito subwoofers, controlados pelo sistema SAM (Speaker Active Matching).

Compatível com o protocolo Dolby Atmos 5.2.1, a Dione destaca-se igualmente no campo do design, ao integrar no centro, como sendo um corpo estranho a uma estrutura de formato monolítico, a unidade central ORB, com um formato claramente inspirado nas populares colunas Phantom, e que pode ser ajustada regulada, tendo em conta o posicionamento da própria barra de som, se esta fica colocada numa posição horizontal numa superfície, como um móvel, ou se fica aplicada numa posição vertical, tipicamente utilizada nas montagens em paredes.

Conta ainda com a tecnologia SPACE, que permite analisar a sala onde se encontra, adaptando automaticamente a reprodução sonora. Como não poderia deixar de ser, a Devialet Dione é compatível com as tecnologias Bluetooth 5.0, AirPlay 2, Spotify Connect, e pode ser ligada a outros dispositivos via cabo óptico TOSLINK, bem como a um televisor de última geração, através de uma saída HDMI 2.0 com eARC. A Devialet Dione tem um PVP de 2.190 euros.

Gama Phantom

Igualmente presente estava a actual gama Phantom, composta pelas inovadoras colunas que ajudaram a cimentar a Devialet como uma referência no campo estético, garantindo ao mesmo tempo uma qualidade sonora única. Esta gama de colunas estava disponível numa sala adicional da Imacustica em Lisboa, onde foi possível explorar as capacidades sonoras das populares Phantom I, colunas estas que contam com mais de 200 patentes registadas e 90 prémios a nível global, tanto de design como de desempenho acústico.

Ao todo estava disponível uma Devialet Phantom I 108 dB Gold (2.990 euros), uma coluna wireless de 1100 Watts RMS, capaz de reproduzir frequências entre os 14 Hz e os 27 kHz, com uma precisão na resposta de frequência a rondar os +/- 2dB entre as gamas de 20 Hz e 20 kHz. Apesar da sua construção única, esta coluna conta com um tweeter de titânio, drivers de gama média e subwoofer em alumínio, sendo todos estes elementos controlador por um processador ARM Cortex-A9 de 1.25 GHz, 512 MB de memória RAM (DDR3-1600) e um DAC proprietário integrado de 24-bits e 96 kHz.

Estavam igualmente disponíveis um sistema estéreo composto por duas Phantom I 103 dB Matte Black (3980 euros), diferenciando-se estas pela menor potência (500 Watts RMS), bem como por uma menor amplitude de frequência, de 16 Hz a 25 kHz, embora tenha sido mantida a precisão de +/- 2dB (entre os 20 Hz e 20 kHz). Nestes modelos, todos os drivers recorrem a uma construção em alumínio.

Igualmente presentes estavam duas Phantom II 95 dB Iconic White (2180 euros pack Estéreo), que embora mais compactas, são perfeitamente capazes de criar um palco sonoro convincente numa sala de dimensões consideráveis, mesmo tratando-se de colunas significativamente menos potentes, com uma potência máxima de 350 Watts RMS para a versão de 95 dB, e 400 Watts para a versão de 98 dB. Devido à sua dimensão mais compacta, estas utilizam apenas um twitter e dois woofers, ambos de construção em alumínio, mas mantém as mesmas características de conectividade que as Phantom I, como a conectividade via Wi-Fi e Ethernet Lan (Gigabit), Bluetooth 5.0, ligação analógica coaxial e óptica digital, bem como os protocolos Spotify Connect, Airplay 2 e UPnP.

Expert Pro

Podem ter sido as colunas sem fio Phantom quem abriu as portas da fama à marca, mas foi a gama Expert que tornou a Devialet na marca revolucionária que é. Trata-se de uma gama de amplificadores integrados que se destacam pela integração de diversos elementos (pré-amplificação, amplificação, DAC, Streamer e andar de phono) em soluções compactas, com dimensões similares a uma consola PlayStation 4, mas capazes de fazer um trabalho mágico, ao garantir a musicalidade danalógica com a potência do digital.

Disponíveis em diversas variantes, estes podem ser agrupadas para permitir a criação de sistemas de múltiplos canais, indo ao encontro dos gostos (e necessidades) de cada utilizador, tendo a Devialet um configurador online (veja aqui) que permite configurar, ao mais ínfimo detalhe, o seu sistema de audiofilia perfeito, ajudando este a determinar qual a configuração ideal de amplificadores Devialet Expert Pro para o seu sistema. Estes estão disponíveis desde os 4990 euros para o Expert 140 Pro, até aos 27900 euros para o Expert 1000 Pro Dual.

Outras soluções

Foi igualmente dada a conhecer toda a gama de acesórios para as colunas Phantom I e Phantom II, desde a mala de transporte “Cocoon”, passando pelas pernas “Treepod” e “Legs”, o suporte de parede “Gecko”, o controlo remoto “Remote” (179 euros) que é compatível com toda a gama de produtos Devialet, e o Arch, um pré-amplificador Phono de alta qualidade, que permite converter o sinal analógico de um vinil para um sinal digital directamente reproduzível nas colunas Phantom.

Outro elemento de destaque foram os novos auriculares Gemini (249 euros), a primeira aposta da marca neste mundo de dispositivos pessoais, tendo estes como principal destaque a elevada qualidade sonora reproduzida, a integração da tecnologia de cancelamento de ruído activo, autonomia para seis horas de reprodução contínua ou um total de 24h com as recargas a partir da base, certificação IPX4 que os tornam à prova de poeiras e salpicos de água, e integração dos principais assistentes de voz do mercado (Siri e Google Virtual Assistant).

Poderá encontrar um teste a estes auriculares na próxima edição da revista PCGuia.