Review: SwifDoo PDF

Conheça o SwifDoo PDF, uma pequena mas poderosa ferramenta para criar, editar, converter, comprimir, assinar e proteger os seus documentos em PDF.

Criada em 2017, a SwifDoo é uma pequena empresa de programadores que decidiu criar uma poderosa ferramenta All-in-One relacionada com documentos PDF, a SwifDoo PDF. Esta ferramenta é, segundo a editora, o melhor editor de PDF do mercado, pois permite criar, editar, converter, fundir, comprimir e assinar documentos em PDF.

Edição e conversão

Através do SwifDoo PDF, poderá abrir documentos em PDF já existentes e, de forma simples, alterar ou eliminar texto, alterar a fonte utilizada, bem como o seu tamanho e as cores, inserir links e imagens, tal como se estivesse a trabalhar com um editor de texto.

 

Em termos de conversão, é possível converter facilmente um documento em PDF para um ficheiro compatível com o Microsoft Word, Excel ou PowerPoint, bem como realizar a conversão no sentido inverso. Pode ainda converter esse documento em PDF numa simples imagem nos mais populares formatos disponíveis (PNG, JPG, TIFF, BMP), sem esquecer os formatos CAD, podendo efectuar também essa conversão no sentido inverso. Para poupar tempo, o SwifDoo PDF permite a realização de conversões em conjunto (Batch Convert), para poupar tempo e optimizar o seu fluxo de trabalho.

Compressão

Se o ficheiro final em PDF estiver a ocupar demasiado espaço, o SwifDoo PDF permite comprimir o documento, sem que este sofra de perdas significativas de qualidade de imagem, algo particularmente importante a nível do texto.

Naturalmente que isto implica que tenha que haver um ajuste no nível da qualidade das imagens utilizadas no documento, que pode ser determinado através dos três níveis de qualidade já pré-determinados (Low, Medium e High). Curiosamente, embora nas definições pareça que estamos a definir a qualidade das imagens, estamos na realidade a determinar a intensidade da compressão das mesmas.

Isto fez com que o documento de testes, com 43 páginas cheias de fotografias e 117,9 MB de dimensão inicial, tenha ficado com 35.57 MB no modo Low, 5,19 MB no modo Medium e 2.81 MB no modo High. No que toca ao resultado, no modo Low nota-se um trabalho impressionante na compressão das imagens quase sem perda de qualidade, tendo sido possível reduzir a dimensão total do ficheiro para um terço da dimensão original. Nos restantes modos, a qualidade das imagens diminuiu drasticamente, pelo que não aconselhamos a sua utilização.

Fusão e outros

A nível da função de fusão de documentos, esta permite fazer exactamente o que nome indica, juntar ou separar vários documentos em PDF num só, ou vice-versa, sendo esta última opção particularmente útil para as situações onde os documentos em PDF são de elevada dimensão, mas não é possível reduzir mais a sua dimensão para evitar perdas significativas na qualidade das imagens existentes.

 

Existe ainda a possibilidade de assinar documentos em PDF de forma electrónica, com o SwifDoo PDF a permitir utilizar uma imagem como nossa assinatura, usar um texto específico ou simplesmente permitir escrever, “à mão” (através do rato) a nossa assinatura. Mas prepare-se, pois, o resultado final poderá não ficar muito agradável… Mas não por culpa do software.

 

Não podemos deixar de referir na possibilidade de aplicar notas durante a edição dos documentos em PDF, aplicar marcas de água e, por fim, proteger os nossos documentos através da aplicação de uma palavra-passe. Esta palavra-passe pode ser aplicada para que outros utilizadores consigam apenas abrir o documento, mas poderá aplicar uma palavra-passe mais complexa, com restrições específicas, que permitam a impressão do documento, a cópia, a edição e a colocação de anotações.

Instalação e preço

Em termos de instalação do SwifDoo PDF, esta não poderia ser mais simples, bastando descarregar o software a partir da página oficial em swifdoo.com. Após a instalação, irá deparar-se com uma janela pop-up que lhe pedirá para fazer login na sua conta de utilizador, por forma a permitir utilizar esta ferramenta durante 30 dias, caso contrário só terá acesso a 7 dias para poder experimentar, de forma totalmente gratuita, todas as suas funcionalidades.

Se gostar de utilizar o SwifDoo PDF, poderá subscrever a um plano pago, estando disponíveis três modalidades, um plano composto por uma subscrição mensal, que de momento custa 9,26 euros por mês (para um dispositivo), um plano composto por uma subscrição anual que custa 47,90 euros por ano (para dois dispositivos em simultâneo), e a subscrição vitalícia, que custa 137,99 euros, e que tal como a subscrição anual, permite a utilização do SwifDoo PDF em dois dispositivos em simultâneo.