PLAY – Corsair K70 RGB Pro

Um teclado para gaming com muitas funcionalidades.

A Corsair caba de disponibilizar o K70 Pro, um teclado para jogos que está logo abaixo do K100. Ambos partilham algumas funcionalidades, como os botões de controlo multimédia e as próprias teclas, mas este não tem as teclas macro dedicadas, nem o controlo especial do K100 que permite alterar as configurações do hardware (via software iCue). O K70 RGB Pro está disponível com dois tipos de interruptores: Cherry MX RGB Red e Cherry MX RGB Speed, sendo que a unidade que a Corsair nos enviou tinha os primeiros. Nota-se que estas teclas vão aguentar bem muitos tipos de maus-tratos durante a vida útil do teclado, mas são algo ruidosas.

Falando ainda da construção, a estrutura é em alumínio, o que dá a impressão de que o K70 está pronto para tudo. Como é habitual, também o K70 tem um sistema de iluminação RGB por tecla, ajustado através do iCue.

Na traseira está um botão para ligar o ‘modo de campeonato’ (protegido por uma pequena tampa, para que não seja ligado de forma acidental), em que a iluminação se torna fixa e todas as macros definidas pelo utilizador deixam de poder ser executadas. Este teclado inclui a tecnologia de processamento Axon da Corsair, cujo objectivo é eliminar ao máximo a latência do teclado e, assim, dar alguma vantagem em jogos onde o tempo de reacção é o mais importante. Como é normal nos teclados desta gama, é possível criar perfis de utilização através do iCue e guardá-los na memória interna. No caso do K70, temos 8 MB, o que permite gravar cinquenta perfis diferentes.

Por falar em iCue, no passado critiquei muito este software por ser complicado de usar e por não dar a informação adequada ao utilizador. Mas a Corsair tem feito um grande esforço para melhorar a interface e a facilidade de utilização. E nesta altura, o iCue está muito mais simples de usar e a presença de pequenos tutoriais ajuda bastante os utilizadores que não tenham muitos conhecimentos de programação das macros e da iluminação dos teclados e ratos.

Gosto bastante do design do K70 e minha experiência de utilização foi agradável. Só tenho uma coisa a apontar: o ruído das teclas é algo alto e, além do som das batidas, também se ouve o som das molas que fazem com que as teclas voltem à posição normal. Se quiser um destes teclados, aconselho a comprar também uns bons auscultadores.


Distribuidor: Corsair

Preço: €189,99


Ficha Técnica

Número de teclas: 105
Ligação: USB
Memória interna: 8 MB
Dimensões: 444 x 166 x 40 mm
Peso: 1,15 kg