ESET Internet Security 2022

Após ter conquistado, pelo segundo ano consecutivo, o Prémio Leitor PCGuia de 2021, decidimos tentar perceber por que razão as soluções de segurança da ESET têm sido a preferência dos nossos leitores.

Instalada a última versão do ESET Internet Security, rapidamente verificamos que a interface do software mudou bastante, sendo agora bem mais atraente, simples e intuitiva. O programa pode agora estar associado a uma conta de utilizador ESET Home, o que permite gerir todas as suas licenças, bem como os dispositivos associados, sejam eles computadores Windows, macOS ou dispositivos móveis iOS e Android. O motor de pesquisa NOD32 continua a ser um dos mais eficazes e conceituados junto das maiores entidades de avaliação de soluções de segurança, como a AV-Test e a AV-Comparatives: é um dos mais eficazes a detectar novas ameaças e a não atribuir falsos positivos.

Através da interface principal, poderá verificar o estado do seu sistema, bem como actualizar as ferramentas e a base de dados, aceder às definições, e às múltiplas ferramentas disponíveis, existindo um atalho no ecrã principal para as três que a ESET considera serem as mais importantes. A primeira é o novo sistema de inspecção da segurança da rede doméstica, que determina possíveis falhas de segurança associadas a todo o tipo de dispositivos ligados na sua rede (como uma lâmpada RGB ou uma campainha inteligente) informando quando existe uma falha, como uma actualização de segurança pendente. A segunda é o obrigatório sistema de protecção de pagamentos e acesso a bancos online e a terceira é o relatório de segurança, que como o seu nome indica, mostra o que as ferramentas da ESET já fizeram para tornar o PC e os seus dados mais seguros.

No final desta ferramenta encontramos a opção para activar duas funcionalidades adicionais, que estão desactivadas por defeito: o sistema de protecção contra roubo do equipamento (algo que recomendamos usar em computadores portáteis) e o sistema de controlo de parental que revelou ser bastante limitado, por permitir apenas a filtragem no acesso a páginas Web com conteúdos que a própria ferramenta sugere (pode ajustar manualmente), tendo em conta a idade da criança. O que fica de fora é a possibilidade de criar horários de utilização do PC ou da Internet.

Falta referir o impacto do ESET Internet Security no sistema: foi praticamente insignificante durante uma pesquisa total, com o Gestor de Tarefas do Windows a registar 0% de ocupação do CPU e 45 MB de ocupação de um total de 16 GB de memória RAM.


Distribuidor: ESET Portugal

Preço: €34,99 (um dispositivo, um ano)


Selo PCGuia Excelência