Oppo lança nova família de smartphones Find X5 5G

A OPPO acaba de lançar os novos Find X5 Pro, Find X5 e Find X5 Lite, com os dois primeiros a estrearem o primeiro processador de imagem MariSilicon X, desenvolvido pela própria OPPO.

Conforme estava previsto, a Oppo acaba de revelar a nova família de smartphones Find X5, família essa composta por três novos equipamentos, mas o destaque vai para os dois modelos de topo, terem sido desenvolvidos em parceria com a histórica Hasselblad, e por utilizarem um processador neural específico para a função de processamento de imagem, desenvolvido pela própria Oppo, o NPU MariSilicon X.

Começando pelo modelo de topo, o novo Oppo Find X5 Pro inspira-se no design futurístico do seu antecessor, com a fusão perfeita entre o módulo das câmaras traseiras e o corpo do equipamento, mas existem melhorias em termos de acabamentos, com o painel traseiro a utilizar um novo acabamento cerâmico, que está disponível em preto ou em branco.

À frente encontra-se um impressionante ecrã AMOLED de 6.7 polegadas LTPO 2.0, com resolução máxima WQHD+ (3216 x 1440), taxa de actualização variável até 120 Hz e reprodução de 10-bit de cores. Este ecrã está protegido com o vidro Gorilla Glass Victus, tendo no topo integrado um sensor de imagem frontal Sony IMX709 de 32 MP e abertura f/2.4, sendo este um sensor do tipo RGBW.

Atrás encontra-se um módulo de três sensores de imagem, com a Oppo a utilizar um sensor Sony IMX766 de 50 MP para a câmara grande angular e para a ultra grande angular. O primeiro destaca-se por usar um sistema óptico de vidro com uma abertura f/1.7, e o segundo uma lente Freeform para evitar deformação da imagem e uma abertura f/2.2. O terceiro sensor tem 13 MP, uma abertura f/2.4 e garante um zoom óptico de 2x.

Internamente, o novo Oppo Find X5 Pro utiliza o poderoso processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 de 4 nm, estando este acompanhado por 12 GB de memória RAM LPDDR5 e 256 GB de armazenamento do tipo UFS 3.1. Como já tem acontecido desde a gama Oppo Reno6, este equipamento poderá utilizar a tecnologia de expansão de memória RAM, até 19 GB, utilizando o espaço de armazenamento livre disponível no equipamento. Já a bateria, com 5000 mAh, aceita a tecnologia SuperVOOC de carregamento rápido com fios a 80W, carregamento rápido sem fios a 50W e carregamento reverso.

Já o Oppo Find X5 5G, este utiliza o mesmo visual do modelo de topo, mas recorre a um acabamento mate, que garante uma maior resistência a dedadas. O módulo das câmaras traseiras é bastante similar, sendo utilizados os mesmos sensores com as mesmas características, mas deixa de estar presentes as objectivas de vidro, e o sistema de estabilização de imagem óptico. O sensor frontal é um Sony IMX615, e embora tenha a mesma resolução que o Sony IMX709 utilizado pelo Find X5 Pro, este não utiliza a tecnologia de pixéis RGBW.

O ecrã utilizado é um AMOLED de 6.55 polegadas LTPS, de resolução FHD+, taxa de actualização de 120 Hz e capacidade de reprodução de 10-bit de cores. Já o processador utilizado passa a ser o Qualcomm Snapdragon 888 de 5 nm, estando este acompanhado por 8 GB de memória RAM LPDDR5 (expansível até 13 GB por software), e 256 GB de armazenamento do tipo UFS 3.1. A bateria de 4800 mAh de capacidade permite o carregamento com fios SuperVOOC de 80W, sem fios de 30W e carregamento reverso.

Por fim temos o Oppo Find X5 Lite 5G, o equipamento mais acessível da gama, recorre a um design mais tradicional, embora mantenha um acabamento premium, designado de Oppo Glow, que o torna mais resistente a riscos e dedadas. O ecrã AMOLED tem 6.43 polegadas, resolução FHD+ e taxa de actualização de 90 Hz, tendo este um sensor frontal integrado Sony IMX615 de 32 MP integrado.

Atrás encontra-se o sistema de três sensores, composto por um sensor principal de 64 MP e abertura f/1.7, um sensor ultra grande angular de 8 MP e abertura f/2.2, e um pequeno sensor de 2 MP com abertura f/2.4, essencial para as fotografias macro. O processador utilizado é um MediaTek Dimensity 900 de 6 nm, estando acompanhado por 8 GB de memória RAM LPDDR4x (aceita expansão até 13 GB), 256 GB de armazenamento do tipo UFS 2.2, e possibilidade de expansão da capacidade via cartão MicroSD (até 1 TB).

A bateria utilizada tem 4500 mAh de capacidade, sendo esta compatível com a tecnologia de carregamento rápido SuperVOOC de 65W, podendo esta ser utilizada para carregamento reverso (carregar outros dispositivos), através da tecnologia OTG. Todos estes equipamentos estarão disponível para reserva a partir do dia 4 de Março, estando disponível uma campanha de pré-compra que oferece diversos equipamentos adicionais:

    • OPPO Find X5 Pro 5G: OPPO Enco X + OPPO Watch Free + carregador wireless AirVOOC + capa Kevlar
    • OPPO Find X5 5G: OPPO Enco X + OPPO Watch Free + capa Kevlar
    • OPPO Find X5 Lite 5G: OPPO Enco Free2 + OPPO Band Sport + capa protetora

Os novos Oppo Find X5 estarão disponíveis nas lojas a partir do próximo dia 21 de Março, com o novo Find X5 Pro 5G a estar disponível com os acabamentos Branco Cerâmico e Preto Esmalte, e um PVP de 1.299 euros. Já o Find X5 5G estará disponível com acabamentos em Branco e Preto, com um PVP de 999 euros, e o Find X5 Lite 5G, que estará disponível com as cores Azul Estelar e Preto Estrelado, e um PVP de 549 euros.