AMD Radeon RX 6900 XT a 3.3 GHz bate recorde de 3DMark

Em dois dias, vários recordes de desempenho foram batidos nos diversos testes da popular ferramenta de benchmark 3DMark, tendo sido utilizados, nos dois sistemas, um processador Intel Core i9-12900K e uma AMD Radeon RX 6900 XT, ambos arrefecidos a LN2.

Em apenas dois dias, a chamada Hall of Fame da popular conjunto de ferramentas de benchmark 3DMark foi invadida por novos recordes, em especial nas diversas variantes dos testes Fire Strike e Time Spy. Este feito foi atingido, inicialmente, pelo Sul Coreano “Biso Biso”, que utilizando um sistema composto pelo novo processador Intel Core i9-12900K, motherboard EVGA Z690 Dark KINGPIN e uma AMD Radeon RX 6900 XT, conseguiu bater o recorde no teste Time Spy e Time Spy Graphics Score, bem como nos testes Fire Strike, Fire Strike Extreme e Fire Strike Ultra.

No caso do teste de Fire Strike, o resultado foi ainda mais surpreendente porque, ao contrário de os restantes, bastou uma só placa gráfica para bater o anterior recorde, que tinha sido obtido com quatro placas gráficas Nvidia GeForce GTX 1080 Ti em SLI. Porém, exactamente um dia depois, o responsável pela página Grega da OGS (Overclocked Gaming Systems) conseguiu superar todos os recordes nos testes do Fire Strike, Fire Strike Extreme e Fire Strike Ultra.

Recorrendo a uma configuração similar, composta por um processador Intel Core i9-12900K arrefecido a Azoto Líquido, o que lhe permitiu trabalhar a 6900 MHz, foi utilizada a mesma solução de arrefecimento para a placa gráfica, uma AMD Radeon RX 6900 XT que conseguiu assim trabalhar com o GPU a 3305 MHz, e as memórias GDDR6 a 2394 MHz (9576 MHz efectivos).

A motherboard utilizada foi uma Asus ROG Maximus Z690 Apex e uma fonte de alimentação Be Quiet! Dark Power Pro P12 de 1500 Watt. Foi ainda possível a obtenção de um resultado de 40.304 pontos no teste Fire Strike Extreme, mas este não foi validado, tendo sido possível apenas validar outro resultado, com 36906 pontos, que foi o suficiente para garantir a primeira posição na tabela de resultados.

OGS