Toshiba Canvio Gaming

Um disco externo dedicado sistemas de jogos, como PC e consolas.

Com o aumento da velocidade de transmissão de dados e das interfaces de ligação, foi possível criar sistemas de armazenamento externos que conseguem complementar perfeitamente os de armazenamento internos. É o caso deste disco externo Canvio Gaming da Toshiba, que, como o nome indica, foi pensado para ser ligado a sistemas de jogos, como PC e consolas. Trata-se de um disco de 2,5 polegadas, igual aos que vêm nos portáteis, que está dentro de uma pequena caixa de plástico. A ligação é microUSB 3 (micro B), que também fornece energia à unidade.

Uma grande vantagem dos sistemas operativos actuais é que não é necessário instalar qualquer tipo de software para fazer funcionar as unidades de armazenamento externas, seja nos computadores ou nas consolas de jogos, logo esta unidade é compatível com todos os dispositivos que tenham uma entrada USB 3.0 – basta formatá-lo para poder usar o sistema de ficheiros do sistema operativo da máquina. A unidade que nos foi enviada tem 1 TB de capacidade, mas a Toshiba também disponibiliza modelos com 2 e 4 TB.

Nos testes efectuados com o Crystal Disk Mark conseguimos uma velocidade de leitura sequencial de 153 MB/s e de escrita sequencial de 161 MB/s, usando um ficheiro com 1 GB. Usando a mesma quantidade de dados, mas em leitura e escrita aleatórias, o Canvio Gaming conseguiu 540 KB/s e 1,8 MB/s, respectivamente.

Já com 4 GB, as velocidades de leitura e de escrita sequencial passaram para 152 MB/s e 159 MB/s; na leitura e escrita aleatórias a velocidade ficou pelos 0,47 MB/s e 6,75/s.

Estes valores foram mais influenciados pelo facto de usar uma ligação USB 3.0 que pela velocidade real do disco: se estivesse ligado directamente à motherboard conseguia, de certeza, valores mais interessantes.


Distribuidor: Time To Brand

Preço: €119


Ficha Técnica

Ligações: USB 3.1
Capacidade:1 TB
Compatibilidade:
PlayStation, Xbox, macOS, Windows
Dimensões: 80 x 111 x 13,5 mm
Peso: 149 gr