Processadores Intel Alder Lake não conseguem reproduzir discos Blu-Ray

Depois da polémica com as instruções AVX-512, descobriu-se que os novos Intel Core de 12ª geração não podem reproduzir conteúdos 4K de discos Blu-Ray.

Depois da recente polémica em torno da desactivação das instruções AVX-512, através de uma actualização da BIOS das motherboards equipadas com o chipset Z690, a Intel encontra-se novamente envolvida numa outra polémica, desta vez associada à impossibilidade dos processadores Intel Core de 12ª geração (Alder Lake), tal como os seus antecessores (Rocket Lake), não poderem reproduzir conteúdos de vídeo 4K de discos Blu-Ray.

Esta situação deve-se ao incumprimento de uma das exigências do sistema de DRM (Digital Rights Management) dos discos Blu-Ray, a implementação do protocolo SGX (Software Guard Extension). Este protocolo, criado pela Intel para garantir uma encriptação por hardware mais segura dos conteúdos, acabou por se tornar numa porta de acesso fácil a vários ataques de malware, como o SmashEx, o que levou a Intel a abandonar a sua implementação.

Ou seja, se pretende utilizar um processador Intel Core para um sistema de HTPC (Home Theater PC), terá que escolher um processador Intel Core de 8ª à 10ª geração, já que os anteriores tinham problemas com a implementação do protocolo SGX, e os mais recentes, pelos vistos, não o suportam.