Opera lança novo browser dedicado para quem usa criptomoedas

O novo "cripto browser" da Opera está em fase de testes em Windows, macOS e Android.
Opera
Imagem - Opera

A Opera acaba de anunciar o lançamento de um novo browser para quem usa criptomoedas. Este nov software inclui funcionalidades, como uma wallet para criptomoeda, acesso facilitado a exchanges de criptomoedas e NFT, suporte para apps descentralizadas (dApps) e mais. Segundo a empresa: “O objectivo é simplificar a experiência de utilização da Web3, que muitas vezes é bastante confusa para os utilizadores médios.”

A wallet incluída permite usar blockchains, incluindo Ethereum, Bitcoin, Celo e Nervos, com muito pouca configuração por parte do utilizador. A empresa também anunciou acordos de parceria com outros, como a Polygon. A ideia é permitir aceder à carteira cripto sem a necessidade de instalar extensões no browser, mas também permitir oa mesmo tempo a utilização a wallets de terceiros. O utilizador pode comprar criptomoeda directamente de dentro da wallet, enviar e receber moeda e verificar o saldo da carteira. Até inclui uma área de transferência segura, para que as outras aplicações que estejam a funcionar no computador não consigam ver o seu conteúdo.

A outra funcionalidade principal é o suporte para Web3, uma Internet descentralizada, baseada em blockchain. Para além de ser mais segura, por causa da encriptação da blockchain, permite aos utilizadores acederem a coisas, como o GameFi, onde segundo a Opera: “pode ganhar dinheiro à medida que joga em vários tipos de metaversos.” O browser também inclui um “Crypto Corner”, onde aparecem as mais recentes notícias relacionadas com blockchain.

A Mozilla, responsável pelo browser Firefox, anunciou recentemente que vai começar a aceitar donativos em criptomoeda, mas a reacção dos utilizadores não foi a melhor, devido principalmente ao custo ambiental desta tecnologia. Talvez antecipando uma reacção semelhante, a Opera indica que está a trabalhar na implementação mais rápida possível da norma Ethereum 2, que é mais amiga do ambiente.

O Crypto Browser da Opera está disponível para Android, Windows e macOS. No futuro também será disponibilizada uma versão para iOS.