Licenciatura em Gestão do Marketing do IPAM passa a ter uma cadeiras com ensino baseado em gamificação

Em traços simples, a gamificação passa por aplicar conceitos ligados a jogos (como recompensas) a várias áreas da sociedade.
©Onur Binay
©Onur Binay

O IPAM juntou-se à Mindflow, uma empresa nacional especializada em gamificação, para adoptar esta tecnologia a «algumas unidades curriculares da Licenciatura em Gestão do Marketing. Em traços simples, a gamificação passa por aplicar conceitos ligados a jogos (como recompensas) a várias áreas da sociedade.

No Instituto Português de Administração de Marketing, a tecnologia tem como objectivo «proporcionar aos alunos uma experiência de ensino lúdico-pedagógica» e reflecte-se num jogo em forma de app para smartphones.

Aqui, os alunos têm de «responder correctamente ao maior número de perguntas possível», recebendo depois uma classificação entre zero e vinte. «Enquanto jogam, apreendem as matérias e os conceitos leccionados», sublinha o IPAM.

Este jogo foi criado para a unidade curricular de marketing, mas o «sucesso» deste projecto faz com que agora seja alargado ao mestrado em Gestão de Marketing EaD e à unidade curricular de Gestão de Produto, da licenciatura em Gestão de Marketing.