KFA2 Slider-01

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Conforme notificámos recentemente, a KFA2, sucursal europeia da Galax, entrou no mundos dos periféricos de gaming, tendo sido o Gaming Keyboard STL-03 o primeiro produto desta nova família de equipamentos que tivemos oportunidade de experimentar. Juntamente com esse teclado, tivemos acesso ao seu rato topo de gama, o KFA2 Slider-01, um rato de formato ergonómico (para dextros), com 8 botões programáveis, iluminação RGB personalizável e um preciso sensor óptico de 7.200 dpi.

Envolvido numa compacta caixa de cartão, no interior da mesma encontra-se o rato envolvido num molde de plástico, para protecção do mesmo, e um pequeno folheto com as instruções principais sobre a finalidade de cada botão, e como ajustar a precisão do sensor, bem como alterar os efeitos de luz do sistema de iluminação RGB, algo que poderá ser feito também por software, pelo já referenciado Xtreme Tuner Gear, que permite igualmente controlar e sincronizar os efeitos de iluminação com outros periféricos ou componentes da KFA2.

Utilizando o cabo USB com quase dois metros de comprimento e acabamento em malha de tecido, o que lhe confere um acabamento premium, bastante agradável ao toque, e ajuda a evitar os tradicionais nós, que são quase impossíveis de evitar quando tentamos arrumar os vários cabos dos diversos periféricos que habitualmente temos ligados ao PC. Ligando-o ao computador, este actuará como um rato tradicional, com uma sensibilidade de baixo nível (1200 dpi), e os botões a desempenharem as suas funções primárias.

Só após instalar o já referido software Xtreme Tuner Gear, é que conseguirá controlar completamente todas as funcionalidades do rato, como criar diversos perfis para diferentes tipos de utilização (como programar botões para jogos específicos), bem como criar funções macro, a velocidade da roda de scroll, a sensibilidade do sensor e os já referidos efeitos de iluminação LED RGB.

Falta referir a presença de um sensor óptico de 7200 dpi de resolução máxima (a KFA2 não fornece mais detalhes sobre este sensor), três skates de grande superfície que garantem um deslizamento perfeito num bom tapete de rato, e dois botões principais mecânicos, que segundo a KFA2, garantem 5 milhões de cliques sem falhar.

Destaque ainda para o agradável acabamento, com uma superfície muito suave na zona de contacto com a palma da mão, sendo os painéis laterais compostos por um plástico rugoso, para maior aderência. Só é pena a sensação do plástico dos botões secundários parecer tão frágil.

Naturalmente que não tivemos tempo suficiente para comprovar esta afirmação, mas podemos afirmar que, durante uma semana de utilização intensiva, com trabalhos de rotina (escrever textos, navegar na internet e jogar), este Slider-01 comportou-se de forma exemplar, tendo sido, para mim, extremamente confortável de usar, devido à sua ergonomia que, no entanto, não é indicada para utilizadores que utilizem ratos na mão esquerda.

Por fim, convém indicar que o preço anunciado foi indicado pela KFA2, ou seja, é o PVP recomendado, mas isso não significa que seja o valor a que poderá encontrar este rato à venda. Ao contrário das placas gráficas, é perfeitamente possível encontrar este KFA2 Slider-01 abaixo do valor de referência.


Distribuidor: KFA2
Site: kfa2.com
Preço: €25,90


Ficha Técnica

Resolução: 7 200 dpi
Tipo de sensor: óptico
Iluminação RGB: Sim
Botões programáveis: Sim (8)
Ligações: Cabo USB
Dimensões: 128 x 70 x 40 mm
Peso: 120 gr

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version