AMD Radeon RX 6500 XT vai ser mais cara que o preço anunciado…

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Desde Abril do ano passado que existiam rumores da possibilidade de lançamento da nova AMD Radeon RX 6500 XT, que assumiria o papel de placa gráfica de entrada de gama para a arquitectura AMD RDNA2. Foi preciso aguardar até ao início do presente ano, para a feira CES 2022 em Las Vegas, para a AMD oficializar o lançamento deste modelo, que irá rivalizar com a igualmente revelada Nvidia GeForce RTX 3050, que foi apresentada em conjunto com a nova topo de gama RTX 3090 Ti.

Esta nova Radeon RX 6500 XT, conforme revelámos durante os anúncios feitos pela AMD durante o CES 2022, utilizará um novo GPU, designado de Navi 24 XT, que utilizará um novo processo de fabrico de 6 nm, composto por 16 unidades computacionais com um total de 1024 processadores de Stream capazes de atingir os 2.4 GHz em modo Boost, e 4 GB de memória GDDR6, que comunicam com o GPU através de um barramento de 64-bit,

 

Como seria de prever, a AMD anunciou um PVP recomendado (MSRP) de 199 dólares, um valor que, conforme estamos a começar a verificar em diversos mercados europeus, está novamente longe da realidade. Até ao momento, dificilmente encontrará a nova Radeon RX 6500 XT abaixo dos 299 euros, estando naturalmente disponíveis as habituais variantes, com sistemas de arrefecimento optimizado e overclock de fábrica, que terão, naturalmente, preços mais elevados.

Mas, se tivermos em conta o que aconteceu com lançamentos anteriores, como a AMD Radeon RX 6600 XT, que começou a ser vendida a 579 euros e que está actualmente a ser vendida a 799 euros, será de prever que a nova Radeon RX 6500 XT rapidamente supere os 350 ou 400 euros.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version