Até agora, alguns robôs aspiradores da iRobot tinham câmaras a apontar para cima, que serviam apenas para ajudar no mapeamento dos espaços. Mas com os novos modelos da série J, a câmara foi passada para a frente e serve agora também para detectar objectos que possam impedir a progressão das tarefas de limpeza. Este novo sistema, aliado a inteligência artificial, permite reconhecer e detectar algumas centenas de objectos, como cabos, móveis ou dejectos de cão e evitá-los.
Este sistema manda, depois, uma foto para a app, para que o utilizador decida se se trata de um obstáculo temporário ou se é permanente. O novo método de detecção também permite poupar trabalho de edição do mapa a delinear as zonas interditas.
Outra novidade é a forma da base de carregamento e descarga: agora tem uma forma mais horizontal, que permite guardar um saco-extra para descarregar o lixo aspirado.
No teste que fiz, dá para perceber que o J7 é mais ágil que os antecessores, já que consegue libertar-se mais rapidamente de situações em que possa ficar preso.
A única coisa a apontar é que o carregamento da bateria é muito lento.
Nota: 4/5
loja.irobot.pt | €999,99