Forza Horizon 5

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Se a PlayStation sempre teve, como referência, a série Gran Turismo, a Xbox tem a série Forza, com a vantagem de estar dividida em duas variantes para agradar e todos. Forza Motorsport é a mais indicada para quem quer uma simulação mais realista e Forza Horizon é perfeita para quem se quer, simplesmente, divertir ao volante dos seus automóveis de sonho. ‘Diversão’ é a palavra indicada para classificarmos o novo Forza Horizon 5, um jogo que oferece os melhores gráficos que alguma vez vimos num jogo de automóveis, com especial atenção aos detalhes, como a reprodução de areia, poeiras, relva e a própria chuva.

Os mais de quinhentos veículos estão fielmente reproduzidos, sendo possível tirar partido da tecnologia de Ray-Tracing no ForzaVista (apenas para PC). Contudo, onde notámos mais melhorias face ao título antecessor é no comportamento mais realista e no som mais fiel ao dos veículos reais, embora o grafismo dos danos tenha permanecido igual.

Bienvenido a Mexico
Depois de termos desfrutado das paisagens únicas do Reino Unido e da Escócia em Forza Horizon 4, com este título voamos até ao outro lado do Atlântico, em direcção ao México. Com um mapa que é 1.5x maior que o anterior, temos agora ao todo um total de 107 quilómetros quadrados de território e 578 estradas para descobrir, estando presentes onze Biomas distintos. No jogo encontramos representações fidedignas de locais reais, como as praias da Riviera Maia, as ruínas de Tulum e os desertos da Baja Californiana. Ao volante, vamos ainda passar por diversas selvas, pântanos, pela belíssima cidade de Guanajuato, o arco do Cabo San Lucas e Popocatepetl, um dos maiores vulcões em actividade, próximo da Cidade do México. Embora a representação não esteja completa, Forza Horizon 5 é o melhor catálogo digital das paisagens e da cultura mexicana que conhecemos.

Ao volante dos sonhos
Além dos cenários de sonho, o vasto catálogo de veículos recriados completa a experiência, com viaturas como os novos Ford Bronco, Porsche Taycan Turbo S ou o exclusivo Mercedes-AMG One. Forza Horizon 5 estreia ainda as ‘Expedições’, um complemento ao modo de campanha, que permite procurar locais emblemáticos da cultura mexicana, associados a diferentes categorias de veículos. Igualmente relevante é a alteração dinâmica do clima e o regresso das estações do ano, que potenciam o aparecimento de chuvas torrenciais ou de tempestades de areia, que tanto impacto têm não só na dinâmica de condução, como no visual do terreno.


Editora: Playground Games

Distribuidora: Xbox Game Studios

Disponível para: PC, Xbox One, Xbox Series X / S, Xbox Cloud Gaming

Preço: €59,99 (Steam) €69,99 (restantes)


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version