AMD FX-6300 de seis núcleos supera a barreira dos 8.0 GHz

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Lançado no final do ano de 2012, o AMD FX-6300 era um processador de seis núcleos que utilizava a arquitectura Piledriver e um processo de fabrico SOI de 32 nm. Este processador foi lançado essencialmente para aproveitamento dos modelos de oito núcleos, como o FX-8300, que não conseguiam ultrapassar todos os testes de controlo de qualidade, daí utilizarem um menor número de activos.

Ainda assim, estes processadores desenvolviam um desempenho digno na época, embora continuasse a não estar ao nível do seu rival da Intel, o Core i5-3570K de quatro núcleos, em termos de desempenho em videojogos.Porém, a diferença de preço tornava-os imbatíveis em termos de relação preço/desempenho.

Até ao momento, estes processadores, por terem uma qualidade de construção inferior à utilizada nos modelos de oito núcleos, fez com que fosse impossível de superar a barreira dos 7.9 GHz, sendo os modelos de oito núcleos perfeitamente capazes de superar os 8.5 GHz, estando o actual recorde mundial nos 8.722 GHz, obtidos num AMD FX-8370.

Porém, um utilizador, designado de Yosarianilives, decidiu tentar a sua sorte e conseguiu ultrapassar a barreira dos 8.0 GHz com o seu AMD FX-6300, utilizando para tal um barramento de 280.92 MHz com um multiplicador de 28.5x. Este feito, embora irrelevante para os dias que correm, tem o seu mérito por ter sido possível de obter mesmo com os seis núcleos activos, embora só dois tenham atingido a frequência máxima.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version