Visão geral do Home Assistant

Por: André Paula
Tempo de leitura: 4 min

Neste artigo vamos ajudar a ter uma visão geral, bem como partilhar algumas configurações base iniciais.

Já leu a documentação?
Quem nunca? Um hábito que está bem arraigado na sociedade é o de sempre procurar primeiro no Google a resposta a alguma dúvida, em vez de ler a documentação do produto. Tente contrariar esse hábito e leia primeiro a documentação do Home Assistant, porque têm muita informação da comunidade que ajudará nas duvidas iniciais. Como já passámos por esse processo, vamos dar uma visão geral.

Menu principal do Home Assistant
O menu tem uma apresentação bem simplista, com a interface-padrão de utilizador Lovelace. Aqui fica o que o que cada opção tem:

Visão Geral
É onde vai criar a sua interface personalizada com os sensores e as luzes, para ter uma visão geral sobre o que se passa com cada acessório ou métrica que recolher. Se não quiser personalizar à sua maneira, a interface-padrão Lovelace faz isso por si de forma automática, ou seja, cada vez que ligar um novo dispositivo, o mesmo será adicionado automaticamente, aqui. Por um lado é positivo, mas por outro talvez haja coisas que não quer ver e, por isso, pode sempre assumir o controlo e criar algo mais personalizado para si.

Energia
A versão 2021.9.0 inclui esta opção no menu, que já fazia muita falta. Agora pode gerir de forma gráfica a energia de sua casa após instalar acessórios como Shelly EM e integrar no Home Assistant. Esta foi uma actualização recente que nos agradou muito.

Mapa
Pode adicionar a sua localização geográfica, usando o OpenStreetMap para esse efeito.

Diário de bordo
Temos aqui um histórico do seu Home Assistant a nível de acessórios e utilizadores; sempre que ocorre alguma alteração, podemos ver o dia e a hora em que ocorreram.

Histórico
Mostra a visão geral, em horas, de cada componente integrado. Por exemplo, no sensor de movimento, diz-nos quantas vezes a porta esteve aberta, em que horas e qual o período do dia em que o tempo esteve nublado, por exemplo.

Navegador de multimédia
Permite aceder a ficheiros locais usando o add-on Samba . Por padrão, o Home Assistant usa a pasta ‘Media’, que já está preparada. Para instalar o Samba, aceda a ‘Supervisor’, depois procure por ‘Samba Share’, seleccione a primeira opção e carregue em instalar. Faça a configuração segundo a sua rede e siga a documentação do add-on. Quando estiver tudo configurado, carregue em ‘Iniciar’.

Ferramentas de programação
Aqui pode aceder ao estado dos dispositivos ou chamar algum serviço ou evento, que irá ajudar nas automações. Como são opções mais avançadas, por isso convém ler a documentação para saber como usa.

Supervisor
Esta opção permite, de forma mais simples, instalar alguns add-ons oficiais e comunitários, ver os backups do sistema, fazer rollback e verificar o estado do sistema Core, Supervisor, do host e dos logs.

Configuração
É aqui que podemos configurar os seus componentes e o Home Assistant.

Notificações
Sempre que algum dispositivo for integrado e identificado pelo Home Assistant, vamos receber uma notificação.

Seguir:
Estar sempre actualizado com as novidades tecnológicas é para mim importante, em especial com tudo o que esteja relacionado com open source, linux e software livre, por isso tenho um podcast e escrevo sobre estes temas.
Exit mobile version