Novas fontes de alimentação Asus já incluem conector PCIe 5.0 de 12 pins

As novas Asus ROG Thor II são as primeiras PSU a incluir o novo conector PCIe 5.0 de 12 contactos, que serão fundamentais para as placas gráficas do futuro.

Durante o evento de revelação das novas motherboards equipadas com chipset Intel Z690, a Asus aproveitou a ocasião para falar das novas fontes de alimentação ROG Thor II, que serão disponibilizadas em versões de 1000W, 1200W e 1600W. Durante a revelação das mesmas, foi referido que estas serão fundamentais para alimentar as placas gráficas do futuro, que serão cada vez mais exigentes em termos de consumo de energia.

Como tal, a Asus optou por preparar as novas fontes de alimentação com um novo conector, que segundo a Asus, é compatível com as especificações da futura interface PCIe 5.0. Já lhe tínhamos dado a conhecer anteriormente como será esse novo conector, que utilizará um total de 12 contactos de corrente, e quatro contactos adicionais (e segundo a Asus, opcionais) para comunicação com o sistema.

Segundo dados revelados pela Asus, esse conector permitirá fornecer até 600W de energia, que é em teoria o valor máximo permitido pelas especificações do PCIe 5.0. Actualmente, um conector PCIe 3.0 de 8 contactos garante 175W de energia, aos quais se adicionam os restantes 75W fornecidos pelo encaixe PCIe x16 da motherboard. No caso da Asus ROG Thor 1000W Platinum II, a ficha fornecida liga-se a dois encaixes de ligação PCIe de 8 contacto na própria fonte de alimentação.

Falta agora tentar perceber se a razão pelo qual a Asus optou por incluir já este conector, se estará relacionado com o futuro lançamento da nova Nvidia GeForce RTX 3090 Ti, que deverá ter um TBP de 450W e, como tal, utilizará já este novo conector para ser correctamente alimentada.