PCGuia PCGuia
  • [email protected]
  • Dicas
    • Apps
    • Descomplicómetro
    • Download da semana
    • Guia completo
    • Inteligência Artificial
    • Linux
    • Modding
    • Photoshop
    • Teste de velocidade da Internet
    • Open Source
  • MacGuia
  • Jogos
  • Notícias
    • Ambiente
    • Apps
    • Ciência
    • Curiosidades
    • Hardware
    • Inteligência Artificial
    • Internet
    • Mercados
    • Mobilidade
    • Multimédia
    • Robots
    • Segurança
    • Software
    • Startup
    • Especiais
      • Especial PCGuia
      • História
  • Reviews
    • Armazenamento
    • Áudio
    • Componentes
    • Desktops
    • Gadgets
    • Imagem
    • Mobilidade
    • Periféricos
    • Robótica
  • Opinião
    • Conceito Humanoide
    • Há Uma App Para Tudo
    • O Que Vem à Rede
    • Praia das Maçãs
    • Quinta Coluna
  • Precisa de ajuda?
  • Contactos
  • Resultados da votações dos Prémios Leitor PCGuia 2024
  • Como testamos os produtos
  • Termos de utilização
  • Política de privacidade e cookies
  • Estatuto Editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2023 - Fidemo Sociedade de Media
A ler: GAME CHANGERS
Font ResizerAa
PCGuia PCGuia
Font ResizerAa
Procurar
  • Dicas
  • Jogos
  • Linux
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Cookie Policy
© 2023 Fidemo Sociedade de Média
PCGuia > Opinião > Praia das Maçãs > GAME CHANGERS
OpiniãoPraia das Maçãs

GAME CHANGERS

Pedro Aniceto
Publicado em 27 de Novembro, 2021
Tempo de leitura: 3 min
©Apple
©Apple

As pessoas do marketing anglófono adoram o termo ‘game changers’. Soa muitíssimo bem nos press releases dos lançamentos de hardware e é profusamente usado para descrever uma dada gama de produtos. Não sei se desta vez concordo com a Apple ao anunciar a nova linha de portáteis como ‘game changers’, pela simples razão de que a anterior já tinha elevado muitíssimo a fasquia da performance de portáteis, passando muito rapidamente a liderar os índices de comparação entre hardware de diversos fabricantes.

- Publicidade -

Um dos que está a arder em lume brando é claramente a Intel, que tem feito alguns esforços de marketing para maquilhar o que parece ser muito difícil de disfarçar, ou seja, a diferença de potência e eficiência quando a divisão dessa explicação chega a detalhes muito específicos como a gestão de processos em background ou a eficiência energética que permite ao M1 anunciar valores quase surreais de autonomia mesmo em tarefas ciclópicas de trabalho que há poucos anos requeriam um computador desktop.

Chamar ‘game changer’ a um produto que já tinha “virado o tabuleiro”, parece quase uma ironia. Ou é. Eles lá sabem os mega Hertz e os Watts com que se cosem… mas é destes golpes que se faz o mercado, há muitas respostas para dar da parte dos construtores que não querem perder terreno e quotas de mercado.

Mas não há almoços grátis. A etiqueta de preço que acompanha estes produtos, sobretudo nas versões topo de gama, faz com que o utilizador pense duas vezes (ou porventura até mais) antes de realizar um investimento deste calibre. A crescente integração, o custo de manutenção pós garantia, fará acrescer ao valor do equipamento, montantes de proteção como seguros e extensões de garantia.

É uma velha questão minha perante o mercado: o custo de serviço de um equipamento está cada vez mais próximo do valor investido. Os moldes industriais com que hoje os equipamentos são construídos já dinamitou, faz muito tempo, aquilo a que passámos a designar por “direito a reparar”; mesmo o mais apelativo dos equipamentos faz com que muitas questões se levantem.

Uma dessas é a cada vez maior importância da correcta avaliação de necessidades no dimensionamento da opção de compra. São inúmeras as situações que encontro na “vida real” de muitos profissionais que, no momento da aquisição, as subvalorizam, ficando depois “agarrados” a máquinas que não permitem o mais simples dos upgrades. Alguns dirão que são problemas do primeiro mundo. Pois são. Mas também são os problemas das nossas carteiras.

- Publicidade -
- Publicidade -
Etiquetas:AppleARMGame changersM1portáteis
Ad image
casinos online portugal
Apoio
Ad image Ad image

Também lhe pode interessar

OpiniãoQuinta Coluna

Privacidade e Direitos de Autor

Tempo de leitura: 2 min
O Que Vem à RedeOpinião

O preço do silêncio

Tempo de leitura: 3 min
Há Uma App Para TudoOpinião

Nas Manus erradas?*

Tempo de leitura: 3 min
©Apple
OpiniãoPraia das Maçãs

A Gaiola Dourada

Tempo de leitura: 3 min
© 2023 Fidemo Sociedade de Media
Gerir a sua privacidade

Para fornecer as melhores experiências, nós e os nossos parceiros usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias permitirá que nós e os nossos parceiros processemos dados pessoais, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site e mostrar anúncios (não) personalizados. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Clique abaixo para consentir com o acima ou fazer escolhas granulares. As suas escolhas serão aplicadas apenas a este site. Pode alterar suas configurações a qualquer momento, incluindo a retirada de seu consentimento, usando os botões de alternância na Política de Cookies ou clicando no botão de consentimento para gerir na parte inferior do ecrã.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Estatísticas

Marketing

Recursos
Sempre ativo

Sempre ativo
Gerir opções Gerir serviços Gerir {vendor_count} fornecedores Leia mais sobre esses propósitos
Gerir opções
{title} {title} {title}