Trojan de acesso remoto AgentTesla foi o malware mais perigoso de Setembro, em Portugal

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 1 min
©Arif Riyanto

O mais recente relatório de segurança da Check Point conclui que o trojan de acesso remoto AgentTesla foi o que atingiu mais organizações nacionais em Setembro: 6%.

Em Portugal, o segundo e terceiro lugar (ambos com 5%) da lista das ameaças mais identificadas em ataques foram ocupados pelo software de mining CPU em open-source XMRig e pelo trojan bancário Trickbot.

Apesar de ter ficado em terceiro lugar, o Trickbot foi mesmo o malware «mais prevalente de setembro a nível global», revela a Check Point, que lembra o ganho de popularidade deste malware «desde o derrube do Emotet, em Janeiro».

Ainda a nível mundial, há a registar uma nova entrada para o top 10 de ameaças: o trojan de acesso remoto njRAT ficou com o lugar do Phorpiex, que «deixou de estar activo», explica a Check Point.

No que respeita a malware para Android, o primeiro lugar continua a ser do xHelper, uma aplicação usada para «descarregar aplicações maliciosas e exibir anúncios fraudulentos». No segundo lugar está o Malware-as-a-Service AlienBot e, em terceiro, o FluBot, um botnet distribuído por SMS.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version