Sony Alpha 7 IV – A nova referência

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 8 min

É certo que o modelo que é considerado como a base da família de câmaras de objectivas intermutáveis com sensor full-frame da Sony é a A7C, mas na realidade aquela que tem sido considerada como a referência base, tem sido a Alpha 7, que chega agora à sua quarta geração.

Para quem ainda não se tenha apercebido da organização da Sony, esta criou variantes dentro da família Alpha com finalidades distintas, com a Alpha 7 a ser considerada como o modelo base, a nova Alpha A7C o modelo compacto, a Alpha A7R IV como o modelo de alta resolução, a Apha A7S III como a máquina de elevada sensibilidade, a Alpha A9 como sendo o modelo mais rápido, e a Sony Alpha A1 como sendo a mais completa e mais rápida câmara do mercado.

Com a chegada da quarta geração da Alpha 7 “base”, a Sony abre assim caminho para uma nova referência, já que este novo modelo tem um sensor completamente novo, com maior resolução e alcance dinâmico que o anterior, novas capacidades de vídeo, sistema focagem automática mais rápido e preciso, e importantes melhorias em termos de ergonomia e utilização.

Graças à Sony Portugal, foi possível experimentar um modelo de pré-produção desta nova câmara, antes do seu lançamento, o que significa que, embora esta tenha demonstrado resultados e capacidades impressionantes, estes deverão ser ainda melhores quando tivermos oportunidade de experimentar uma versão final da mesma.

Novo sensor

Esta nova câmara utiliza um sensor Exmor R CMOS full-frame completamente novo, com retroiluminação e 33 milhões de pixéis de resolução. A maior resolução permite a captação de maior detalhe, sem que isso implique um aumento do ruído na imagem, graças ao superior processamento de imagem realizado pelo duplo processador BIONZ XR, e ao aumento da sensibilidade ISO, que é expansível para ISO 50-204800.

Este sensor, que está instalado num eficaz estabilizador de imagem óptico de cinco eixos, tem ainda como vantagem o facto de conseguir captar até 10 fotogramas por segundo em modo sequencial rápido, desde que não grave as mesmas em formato RAW sem compressão, altura em que passará a estar “limitado” a 6 fps. Igualmente integrado no sensor está o sistema de focagem automática, composto por 759 pontos AF de detecção de fases, que cobrem 94% da superfície do sensor.

Este sistema está significativamente mais rápido que o da sua antecessora, mas ainda assim, ligeiramente mais lento que os sistemas da Alpha A1 e A9 II. Existe uma boa novidade, a Sony finalmente implementou a capacidade de seguir os olhos, não só de pessoas como de aves e de outros animais, tanto em fotografia como em vídeo. A Sony tornou possível para este sistema de conseguir, de forma completamente automática, alternar imediatamente entre os olhos, e entre estes e a face, ou o próprio corpo, caso a pessoa esteja em constante movimento, algo que era impossível na A7 III.

Vídeo a sério

A Alpha A7 III tem sido considerada como uma das câmaras mais prática e versátil do mercado, sendo perfeitamente capaz de captar vídeo 4K a 24p usando toda a superfície do sensor, ou 4K a 30p aplicando um ligeiro recorte da imagem (1.2x). Com a nova A7 IV, passa a ser possível captar vídeo 4K a 60p utilizando o formato Super 35, que aplica um recorte de imagem de 1.5x, e 4K a 30p utilizando toda a superfície do sensor, com a vantagem de este modo utilizar uma sobreamostragem em 7K.

Como se isso não bastasse, esta A7 IV tem uma amostragem de cores de 4:2:2, com profundidade de 10-bit, possibilidade de gravar com um codec XAVC S-I e XAVC HS, bit-rate de 600 Mbps (tal como a Alpha A7S III), e a possibilidade de usar o perfil de cor cinematográfico S-Cinetone, ou um perfil S-Log3 para ter acesso à ampla gama dinâmica do sensor.

Formato amadurecido

Ergonomicamente a nova A7 IV evoluiu, passando agora a disponibilizar uma maior ergonomia graças ao novo punho de grandes dimensões, à aplicação do botão de REC colocado no topo, desapareceu o seletor de exposição, passando agora a estar disponíveis dois seletores personalizáveis, o joystick no painel traseiro foi melhorado.

Passa a usar um novo visor electrónico OLED de 3.68 milhões de pontos e uma taxa de actualização de 120 Hz, e um ecrã táctil externo de três polegadas com ângulo variável e abertura lateral, tornando a A7 IV mais prática para tirar selfies, ou fazer vlogging. Este ecrã, embora tenha perdido resolução, permite uma interacção muito superior com a câmara, graças à aplicação dos novos menus, criados originalmente para a A7S III.

Em termos de ligações, a nova A7 IV utiliza dois leitores de cartões SD (até UHS-II), sendo um deles híbrido, ao permitir a utilização dos rapidíssimos cartões CFexpress Type A, estando no painel lateral oposto disponíveis ligações como uma porta HDMI, uma entrada para microfone externo e uma saída para auscultadores, ligação USB-C 3.2 Gen2, que permite não só transferências mais rápidas como permite carregar a bateria usando um carregador de smartphone, ou um powerbank.

Em termos de ligações sem fios, temos presente uma ligação Bluetooth e Wi-Fi 802.11ac de 2.4 e 5 GHz, ideais para uma partilha rápida dos conteúdos através do emparelhamento da câmara com o smartphone, usando a aplicação móvel Imaging Edge Mobile. Através da ligação USB (usando padrões UVC e UAC), se ligar esta A7 IV a um computador, terá acesso ao modo de Live Streaming, para uma resolução máxima 4K a 15p, ou 1080p a 60p.

Falta referir que a bateria utilizada é a mesma NP-FZ100 utilizada na sua antecessora, mas que ainda assim garante uma autonomia de 580 fotografias usando o ecrã externo, ou 520 fotos usando o visor electrónico, o que é uma diminuição significativa face à A7 III, mas ainda assim superior aos modelos rivais directos (Canon EOS R6 e Nikon Z6 II). A nova Sony Alpha A7 IV já pode ser encomendada, com um PVP de 2800 euros só o corpo, ou 3000 euros com o kit de lentes SEL2870 (FE 28-70mm f/3.5-5.6 OSS), estando prevista a chegada das primeiras unidades para 8 de Dezembro.


Distribuidor: Sony

Preço: €2800 (corpo)


Ficha Técnica

Sensor: 33 MP (CMOS Exmor Full-Frame)
Processador de Imagem: Duplo BIONZ XR
Ecrã: 3,0 polegadas táctil de ângulo variável
Gravação de Vídeo: 4K até 60 fps, 1080p até 120 fps
Encaixe de objectiva: FE
Dimensões: 131.3 x 79.8 x 96.4 mm
Peso: 658 gr (c/bateria)


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version