Sony Alpha A1

A nova Sony Alpha A1 é a verdadeira ‘one camera to rule them all’.

Até ao momento, quem queria uma máquina rápida para fotografar eventos desportivos e vida selvagem, teria de optar por uma resolução mais baixa. Com a nova A1, a Sony acaba com essa limitação, oferecendo numa só câmara uma resolução gigantesca, um elevado alcance dinâmico, focagem automática de elevada precisão e uma velocidade elevada, que pode chegar aos 30 fps. Isto é possível devido à combinação do novo sensor Exmos RS de 50,1 milhões de pixéis com o duplo processador de imagem Bionz XR, sendo este totalmente novo, mas idêntico ao da A7S III. Se os 50 MP forem insuficientes, poderá usar a tecnologia Pixel Shift Multi Shoot, que combina até dezasseis fotografias para criar uma imagem única de 200 MP.

O sistema de focagem automática está melhor e mais rápido, com um total de 759 pontos de focagem que ocupam 92% da área total do sensor, sendo possível escolher o ponto de foco, como o olho humano, de animais (ideal para cães e gatos), ou de aves, este último uma novidade, mas que não é perfeito, devido à complexidade de cálculos em aves com elevada plumagem.

Em termos de velocidade, a Sony capta até 30 fps, sendo esta velocidade possível quando as fotos são captadas em formato JPEG, HEIF ou RAW comprimido. Se optar por RAW sem compressão, ou com compressão sem perda (lossless), a velocidade baixará para 20 fps, o que ainda é excelente. A nível de vídeo, a nova A1 consegue faz 8K a 30 fps e 10-bit (4:2:0) durante 30 minutos seguidos, utilizando toda a largura do sensor (formato 16:9), mas consegue também captar 4K até 60 fps, utilizando todo o sensor; ou 120 fps, com um ligeiro recorte na área do sensor (1.13x). Pode inclusive captar 4K em formato Super 35, este último com um recorte maior (1.5x).

Claro que tudo isto exigiu alterações, daí a Sony ter implementado os novos leitores de cartões híbridos, que aceitam tanto SD e SDXC, como os novos CFexpress TypeA, estes últimos essenciais para conseguir gravar vídeo a 8K e 4K a 120 fps. Os também menus foram revistos, sendo estes baseados nos da A7S III, mais bem organizados e intuitivos para serem usados no ecrã táctil. Destaque ainda para o visor OLED de grandes dimensões, de alta resolução, capaz de atingir uma taxa de actualização de 240 fps.


Distribuidor: Sony

Site: sony.pt

Preço: €7300 (corpo)


Ficha Técnica

Sensor: 50,1 MP (35mm Full-Frame)
Processador de Imagem: BIONZ XR
Ecrã: 3 polegadas táctil de ângulo ajustável
Gravação de Vídeo: 8K a 30 fps, 4K a 120 fps
Objectivas usadas: FE 16-35mm f/2.8 GM e FE 70-200 f/2.8 GM OSS
Dimensões: 128,9 x 96,9 x 80,8 mm
Peso: 665 gr


Selo PCGuia Excelência