PowerShot PX: a nova máquina da Canon parece uma câmara de vigilância, mas é um “fotógrafo pessoal”

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min
©Canon

A Canon anunciou esta semana um novo produto de fotografia que, em teoria, tem como objectivo responder às necessidades dos utilizadores que querem registar momentos em família, ou com amigos, mas sem a preocupação de andar sempre com o telemóvel ou uma máquina fotográfica.

Com a PowerShot PX, bastará deixar a máquina colocada num local (tem encaixe universal para tripé) e depois o trabalho é todo feito de forma automática, com «recursos inteligentes», como o «reconhecimento facial» ou a «pesquisa automática de motivos» que merecem uma fotografia.

Este tipo de abordagem faz com que a PowerShot PX seja quase um “fotógrafo pessoal” robotizado que avalia as situações e os cenários e depois decide os melhores momentos para captar fotografias ou vídeos; a alternativa é usar comandos de voz para dar instruções à câmara. Tudo isto funciona com a app Connect for Mini PTZ Cam para iOS e Android.

A PowerShot PX consegue tirar fotografias com 11,7 MP e gravar vídeo Full HD a 60 fps – numa altura em que um smartphone mais acessível já tem 4K, esta é uma funcionalidade que seria obrigatória nesta «redefinição da tecnologia de imagem», como a Canon caracteriza o lançamento do seu novo produto.

©Axis / D-Link / DR. | A Canon foi conservadora no design da PowerShot PX e o resultado faz lembrar uma câmara de videovigilância.

Entre as outras características da PowerShot PX está a conectividade Wi-Fi, Bluetooth, a objectiva zoom pan-and-tilt com ângulos de visão de 340º horizontalmente e 110º verticalmente e uma objectiva zoom de 19-57 mm.

Com um formato muito semelhante a uma câmara de videovigilância, esta será uma capacidade que a PowerShot PX não tem, mas cuja ausência é de estranhar.

Podia ter sido incluída a capacidade de se ligar ao smartphone e, quando não está a ser usada para fotografar automaticamente a família e grupos de amigos, servir para captar imagens de forma remota e dar alertas de movimento, por exemplo.

Para já não há data de chegada ao mercado nacional, mas esta Canon PowerShot PX terá um custo de €489.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version