Como ligar a função de hibernação no Windows 10 e Windows 11

O Windows tem uma funcionalidade chamada Hibernação, que permite guardar o estado em que o computador está e desligá-lo, mantendo tudo o que estava a fazer antes de o desligar. Veja como o ligar.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Normalmente quando acaba de trabalhar no computador, a primeira coisa em que pensa é em usar a função ‘Encerrar’ para o desligar completamente. Outras pessoas pensam em ‘Suspender’. Mas se quiser retomar o trabalho a partir do ponto em que ficou, há uma terceira opção: ‘Hibernar’.

Apesar de o modo de suspensão fazer praticamente a mesma coisa que o modo de hibernação, há uma diferença: no modo de hibernação não há consumo de energia, o que é bastante útil se estiver a usar um computador portátil que não esteja ligado à corrente.

No tutorial seguinte vamos ver as melhores formas de colocar o seu computador em modo de hibernação.

O que é a hibernação no Windows?

Antes de ver como tudo se faz, convém saber o que é o modo de hibernação e como funciona.

Este modo é uma alternativa ao encerramento total do Windows que guarda tudo o que estava a fazer para que possa retomar mais tarde. Assim, quando volta a ligar o PC outra vez, toda a informação que estava na memória RAM, que foi gravada para o disco quando o computador entrou em hibernação, volta a ser colocada na RAM para que possa retomar o trabalho exactamente do sítio onde parou.

É aqui que o modo de hibernação difere do modo de suspensão. Quando o computador entra em suspensão, toda a informação mantém-se na memória RAM, o que obriga a um gasto de energia constante para manter os dados em memória. Este modo oferece a vantagem em relação aos outros (Encerramento e Hibernação) de conseguir reatar o trabalho muito mais depressa, porque o computador não tem de fazer a sequência de arranque normal.

Como ligar a hibernação no Windows 10

Por defeito, a funcionalidade de hibernação não está disponível nas opções de energia do menu ‘Iniciar’, que costuma conter apenas as opções: ‘Encerrar’, ‘Reiniciar’ e ‘Suspender’. Vejamos como a podemos ligar:

Abra a janela ‘Definições’ (menu ‘Iniciar’ e depois clique na roda dentada, ou através da combinação de teclas Windows+i).

Clique em ‘Sistema’ e depois em ‘Energia e suspensão’ e por fim em ‘Definições adicionais de energia’ que está à direita na janela.

Clique em ‘Escolher o que fazem os botões de ligar/desligar’ e depois clique em ‘Alterar definições que estão actualmente indisponíveis’.

Em ‘Definições de encerramento’, ligue a opção ‘Hibernar’ e depois clique em ‘Guardar alterações’.

A partir deste momento, sempre que aceder ao botão de desligar no menu ‘Iniciar’ terá a opção de colocar o Windows 10 em modo de hibernação.

Como ligar a hibernação no Windows 11

O processo de ligação da hibernação no Windows 11 é muito semelhante ao usado no Windows 10, tirando alguns pormenores.

Tal como acontece no Windows 10, depois de seguir estes passos a opção de hibernação vai aparecer no menu que usa normalmente para desligar o computador.

Para fazer aparecer a opção ‘Hibernar’, siga os seguintes passos:

Clique na lupa que está na Barra de Tarefas e escreva ‘painel de controlo’.

Clique em ‘Sistema e Segurança’ e depois em ‘Opções de energia’.

Clique em ‘Escolher o que fazem os botões para ligar/desligar’, que está na coluna da esquerda da janela.

Clique em ‘Alterar definições que estão actualmente indisponíveis’.

Em ‘Definições de encerramento’, ligue a opção ‘Hibernar’ e depois clique em ‘Guardar alterações’.

A partir deste momento a opção de colocar o computador em hibernação vai começar a aparecer no menu de encerramento do sistema operativo.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version